domingo, 31 de julho de 2011

O Supercomputador Baiano

O Supercomputador Baiano
Boa parte do país tem a percepção que a Bahia tem um ar de malemolente, portanto, dificilmente alguma empresa que busca pressa ou agilidade se instalaria neste estado. Mas, não é isso que tem acontecido.
Enquanto outros estados continuam a ter uma percepção errônea quanto à Bahia, o governo baiano vai tomando a dianteira no que tange ao crescimento econômico e consequentemente diminuindo a taxa de desemprego, uma das mais altas do país. Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo da Bahia as empresas, tem feito que estas prefiram se instalar na terra de Antonio Magalhães, o caso mais relevante ocorreu em 1999 quando a montadora Ford estava preste a instalar sua fábrica no estado gaúcho, na época governado por Olívio Dutra (PT-RS), este resolveu endureceu em relação aos incentivos fiscais que haviam sido oferecidos pelo governador antecessor, Antonio Brito (PMDB-RS), resultou que os gaúchos não só perderam a montadora, para os baianos, bem como as empresas sistemistas.
Agora, a empresa Accept, fabricante de supercomputadores, também beneficiada pelos incentivos, escolheu a cidade de Ilhéus, para montar os primeiros supercomputadores pessoais brasileiros. Os equipamentos, que terão capacidade de processamento 100 vezes maior do que a dos computadores pessoais comuns, serão montados em parcerias com a fabricante de processadores Americana NVidia, atualmente uma das maiores fabricantes de placas de vídeos e chip sets de placas mãe, e com a consultoria da empresa paulista Sunset.
Os supercomputadores são usados para cálculos sofisticados, que podem levar dias para serem concluídos em uma máquina comum. Até pouco tempo atrás, o único à disposição de pesquisadores eram os grandes supercomputadores, que custam milhões de reais e ocupam salas inteiras. Lançados no USA há três anos, os supercomputadores pessoais custarão no Brasil cerca de 60.000 reais, o dobro que é pago lá fora.
Por enquanto, incentivo fiscal só para as empresa. Os consumidores continuaram a ser sobre taxados com todo os impostos possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário