quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dirceu e Genoino pagam por Lula, diz 1ª mulher de ex-ministro


"Ou você acha que o Lula nãos sabia das coisas?", questiona Clara




Em reportagem publicada nesta quarta-feira (31) pela Agência Estado, assinada pela jornalista Débora Bergamasco, Clara Becker, amiga e primeira mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), mãe de seu filho mais velho, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que tanto o ex-ministro quanto José Genoíno (ex-presidente do PT) estão pagando por Lula.

"Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar. Amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas, ela tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". Para Clara, militantes do PT como Dirceu e José Genoino estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se. "Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Ainda segundo a reportagem, a família de Dirceu já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois o ex-ministro é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos.
...

De País, JORNAL DO BRASIL

Mensalão: Pós-pena



Como desgraça pouca é bobagem, começa a tomar corpo nos gabinetes militares, em Brasília, o seguinte dilema: os políticos condenados no mensalão poderão manter as condecorações que receberam das Forças Armadas? A situação mais delicada é a de José Genoino, que trabalhou no Ministério da Defesa, pasta pródiga em homenagens do gênero. Sua coleção inclui, entre outras, reluzentes medalhas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

De Ricardo Boechat, ISTOÉ

Sandy: número de mortes passa de 50 nos EUA


Inundação causada pela tempestade atingiu até ambulância em Hoboken, Nova Jersey

País inicia cálculo de prejuízos, que podem passar dos US$ 20 bilhões. Em NY, transporte público começa a ser reativado, mas luz só volta no fim de semana



Enquanto começam a contabilizar os prejuízos materiais da devastadora passagem da tempestade Sandy por sua costa leste, que podem passar dos 20 bilhões de dólares, os Estados Unidos não param de acrescentar pessoas à fria estatística da contagem de mortos relacionados ao ciclone. Na noite desta terça-feira, o número de vidas perdidas confirmado chegou a 51.

Só no estado de Nova York, morrerm 25 pessoas, 18 delas na maior cidade dos EUA. Além disso, foram registradas três mortes em Connecticut, duas em Maryland, uma em New Hampshire, seis em Nova Jersey, duas na Carolina do Norte, sete na Pensilvânia, duas na Virgínia, uma na Virgínia Ocidental e duas em Ohio, onde Sandy não passou em cheio, mas causou uma forte nevasca que provocou mortes em um acidente numa estrada. Considerando-se o total de mortes provocadas pelo fenômeno no Caribe e uma morte registrada no Canadá, a tempestade ceifou 120 vidas até o momento.
...

De Clima, VEJA

História de brasileiro condenado à morte vai virar documentário


Ciente da execução, Archer já teria feito o último pedido, uma garrafa de uísque, segundo jornal indonésio

Cineasta José Padilha vai fazer um documentário sobre a história do instrutor de voo livre, Marco Archer.


Depois dos sucessos de Tropa de Elite 1 e 2 e do documentário Ônibus 174, o cineasta José Padilha parte agora para mais uma empreitada.  Ele vai fazer um documentário contando a história do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas.
O brasileiro foi preso em 2003 e condenado à morte em 2004. Em junho de 2012, o governo Indonésio chegou a anunciar a execução do brasileiro, mas o cumprimento da pena foi temporariamente adiado.
O documentário intitulado “ Curumim, o homem que queria voar” está orçado até agora em R$ 1,5 milhão.

De Vida, A CRÍTICA, AM

Seca faz reserva de água no Estado cair para a metade

Desabastecimento se agravou na zona rural e a demanda por carros-pipas aumentou no atual período do ano
Iguatu. O Ceará enfrenta um dos piores períodos de estiagem dos últimos 40 anos. O tempo quente e seco e a demanda elevada por água contribuem para a redução do nível dos reservatórios. O volume médio atual acumulado no Estado é de 55%. No início do ano era de 70,9%. Para atender à necessidade de abastecimento humano no Interior, a Operação Pipa já chegou a 94 municípios, mas com a ampliação do programa por parte da Defesa Civil do Estado agora são 115 municípios assistidos.

De Última Hora, DIARIO DO NORDESTE, CE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Municípios têm até esta quarta (31) para concorrer à retroescavadeiras e motoniveladoras


O programa disponibiliza recursos para a compra de motoniveladoras e retroescavadeiras que auxiliam na recuperação das estradas


Os municípios que possuem até 50 mil habitantes têm até esta quarta-feira (31) para concorrerem a máquinas referentes à segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). Mais de 500 prefeituras de municípios que não apresentaram propostas devem se enquadrar aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estabelecidos na Portaria nº 43/2012.
Nesta fase serão doadas pelo ministério, ao todo, 3.591 retroescavadeiras e 1.342 motoniveladoras, que se destinam à recuperação das vias que são de grande importância para o escoamento da produção da agricultura familiar, as chamadas estradas vicinais. São por essas vias, que ligam o campo à cidade, que os produtos da agricultura familiar são transportados até os pontos de comercialização.
O processo de inscrição está dividido em três etapas: o cadastramento, já aberto e que vai até o dia 31 de outubro; a entrega de documentação e análise, de 1º a 16 de novembro; e a deliberação e divulgação das propostas selecionadas, no dia 19 de novembro.
Para definir os municípios contemplados, será utilizado o número de habitantes de cada cidade obtido com base na mais recente estimativa populacional do IBGE.
...

De PORTAL BRASIL

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Eike Batista do forró: Zequinha Aristides



Em 30 anos, o cearense Zequinha Aristides (foto) ganhou fortunas com bandas como a Aviões do Forró e casas de shows dedicadas a esse ritmo. Agora, converteu-se a outro ramo: a construção templos evangélicos e galpões comerciais. A Igreja Comunidade Cristã Logos ficará com uma área ao lado do clube G4, com o qual Aristides requebra Fortaleza. Seu maior projeto do empresário é a transformação os 40 hectares do Hangar do Forró em 30 mil metros quadrados de galpões.

De Felipe Patury, ÉPOCA

domingo, 28 de outubro de 2012

Confirmado: depois de 30 anos, PT perde Diadema com mais de 20 pontos de diferença. Derrota de Lula

Agora é pra valer. Com pouco mais de 93% dos votos, o PT sofreu uma derrota vexaminosa: em Diadema Lauro Michels, do PV, está com 60,16% dos votos, contra 39,85% do petista Mario Reali.
 
Lula tinha mandado o eleitorado fazer o conrário…
 
Por Reinaldo Azevedo, VEJA

Em São Luís, ganhou o candidato que fez proselitismo em quartel

Edivaldo Holanda Jr., do PTC, já é o prefeito eleito de São Luís. Com 96% dos votos, ele tem 56,15% dos votos, contra 43,85% do tucano João Castello, atual prefeito.
 
É um resultado ruim. Edivaldo é um boneco de ventríloquo do deputado Flávio Dino (PCdoB), que ocupa a presidência da Embratur.
 
Edivaldo foi fazer proselitismo em porta de quartel, conforme deixei claro aqui. Acho o resultado ruim, mas é a vontade do povo.
 
Por Reinaldo Azevedo, VEJA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão deixa o Ceará e mais 10 estados sem luz


Um apagão elétrico atingiu estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste na noite desta quinta-feira, 25. Em Fortaleza, o blecaute começou por volta de 23h14min e a energia elétrica só retornou, parcialmente, às 2h40 min desta madrugada. O apagão é o segundo registrado no País em 35 dias, segundo a Operador Naci onal do Sistema Elétrico (ONS). A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, pelo twitter, que houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional. E as linhas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf ) estavam fora de operação”. 
O que parecia apenas uma queda de energia elétrica, transformou a noite na Capital cearense em caos. A partir das 23h14min minutos, as luzes dos semáforos, das ruas, hospitais, casas e de prédios caíram. Foi por meio das redes sociais que o fortalezense descobriu que o Ceará estava às escuras, já que a Central de Informações da Coelce teve as linhas congestionadas.
...
De O POVO, CE

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ONGs serão obrigadas a publicar balanço financeiro


A Câmara dos Deputados analisa projeto que obriga organizações do terceiro setor a prestar contas dos recursos públicos federais, estaduais e municipais recebidos em cada exercício financeiro. A proposta do deputado Vinicius Gurgel (foto) determina que balanços e demonstrativos contábeis e financeiros de todas as entidades ligadas ao setor deverão ser publicados em jornal de circulação nacional e nos órgãos de imprensa locais do município ou do estado onde a entidade esteja sediada.
A determinação vale para entidades não governamentais ou da sociedade civil, como associações, cooperativas, fundações e institutos, o que inclui, por exemplo, as organizações não governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs). O texto prevê, também, a divulgação simultânea e integral das informações financeiras dessas entidades no site do jornal na internet.
...

De Em Tempo, CORREIO DE NOTÍCIAS


Ministros do STF condenam Valério a 40 anos de prisão


Brasília - O Supremo Tribunal Federal estabeleceu ao publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do mensalão, penas que, somadas, chegam a 40 anos de prisão.
As multas determinadas totalizam R$ 2,8 milhões.
Pela legislação, Valério terá que cumprir parte de sua condenação na cadeia.
A legislação penal estabelece que penas acima de oito anos devem ser cumpridas inicialmente em regime fechado.
...

De Brasil, AGORA SÃO PAULO

Os Jogos Olímpicos resgatou a Grã-Bretanha da recessão


Grã-Bretanha da recessão graças às Olimpíadas. (AFP)

A Jogos Olímpicos fator graças à Jubileu da Rainha? A economia do Reino Unido saiu da recessão e conseguiu dobrar no terceiro trimestre de 1% em relação ao anterior. Os números são os melhores alcançado desde 2007. O Escritório Nacional de Estatísticas disse que a venda de bilhetes para os Jogos Olímpicos contribuiu com 0,2% para esse crescimento.
O retorno ao crescimento é um alívio para a coalizão governista, especialmente assediado por seus pares e da crítica impiedosa para as configurações, mesmo mantendo o FMI recomendou que o alívio para permitir a retomada do crescimento. As marchas contra a austeridade eram muito fortes por todo o reino durante o fim de semana passado.
...

By Mundo, CLARÍN, Argentina

Prisão de executivo no Brasil coloca o foco os bancos pequenos

RIO DE JANEIRO - As autoridades brasileiras prenderam o executivo-chefe de um banco envolvido em um escândalo contábil e detido na prisão, um passo raro que chamou a atenção para as fragilidades emergentes entre um número crescente de pequenos bancos lá.

Grandes bancos têm força excepcional no Brasil e ainda são vistos como instituições sólidas, mesmo que seus lucros caíram recentemente .
Mas as preocupações estão crescendo sobre alguns dos bancos menores no Brasil, sete das quais falharam ao longo dos últimos dois anos.
A seqüência de falhas foi "demais para ter sido eventos separados", disse Miriam Leitão, colunista de finanças, que apelou para uma supervisão mais intensiva do sistema bancário do Brasil.
Enquanto o Brasil tem uma longa história de escândalos bancários, os banqueiros alguns foram presos ou forçados a passar tempo na prisão. A prisão na segunda-feira do executivo bancário, Luis Octávio Índio da Costa, 48, um financista de alto perfil, conhecido por sediar festas suntuosas em sua enorme mansão em São Paulo, pode sinalizar uma nova ênfase sobre a realização de banqueiros responsáveis por desastres financeiros.
...

By Américas, THE NEW WORK TIMES

Bia, Glauber e Wanderley, de quem é a cadeira?


Não sabemos até agora, quem irá assumir o cargo de prefeito do município de Morada Nova (CE), se o atual, Glauber Castro, do PMDB, ou seu maior adversário nestas eleições o candidato Wanderley Nogueira, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Certamente o eleitor não terá um representante aclamado pela maioria, pois nenhum dos candidatos envolvidos na disputa eleitoral de 2012 obteve os 50% mais um dos votos, tendo, portanto, a população, que suportar o comando de um administrador público conclamado pela minoria dos votantes.

Caso o candidato Glauber Castro consiga reverter sua contenda jurídica, que o impede de obter seu registro eleitoral, assumirá o comando municipal, no entanto não podemos ter esperança ou até mesmo ilusão com as mudanças necessárias, até mesmo na forma de entendimento da população, pois continuará com a maneira invisível de comandar e administrar, podendo até mesmo distanciar-se cada vez mais do seu público.

O candidato Wanderley Nogueira até o momento é uma incógnita, no que tange a forma de administrar o bem público, no entanto temos alguns exemplos dados pelo mesmo, que devem ser considerados, pois quanto à forma de lhe dar com o dinheiro alheio, o exemplo a ser considerado são as diversas ações civis e criminais em andamento, dando conta da má utilização dos recursos públicos, tomados através de empréstimos bancários, sendo que as irregularidades apontadas baseiam-se em contratos fraudulentos, desvios de finalidades entre outros, apontados em ações que foram impetradas contra si e a empresa a qual é sócio proprietário.

A candidata Bia baseou sua campanha em uma possível, mais remota, candidatura única, sem qualquer concorrência apta a disputar nas urnas, sendo que seu êxito representaria tão somente a verdadeira falta de opção do eleitor, situação essa a ser desconsiderada a bem da democracia e ao direito da livre escolha.


De Júlio Cunha

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Desemprego não é sinônimo de férias

descansando_sofa350

Foi demitido? Demitiu-se? Se você está desempregado, por muito ou pouco tempo, pare de se lamentar e comece a trabalhar. Isso mesmo. Talvez esse período seja um dos mais trabalhosos que você enfrentará na sua vida profissional. O artigo de hoje é sobre um dos maiores erros que as pessoas cometem ao saírem do mercado de trabalho: acomodar-se.

É muito fácil apontar para o outro, mas é difícil encontrar alguém que realmente trabalhe duro para encontrar um novo emprego. O comum é o sujeito acordar tarde, assumir tarefas domésticas que antes não realizava, e utilizar o computador mandando um ou outro currículo - e ainda reclama que o mercado está desaquecido. Pior ainda é quando a pessoa não precisa do dinheiro, pois tem um companheiro que pode arcar com as contas da casa e dos filhos. Nesses casos, é comum ver pessoas dedicando-se a hobbies e indo ao cinema no meio da tarde. Se a intenção não é voltar a trabalhar, ótimo. Entretanto, se o objetivo é encontrar um novo emprego, essas atitudes só dificultam o processo.

Mandar currículos aos e-mails das empresas dificilmente dá retorno positivo sem uma apresentação prévia. O ideal é ter (e manter) uma boa rede de contatos, para que o profissional possa usufruí-la no momento da demissão. Ir a palestras, seminários e eventos com outros profissionais sempre são experiências enriquecedoras nesse sentido. Dá trabalho? Com certeza. Mas, como tudo na vida, nada que é bom vem de graça. É preciso muito esforço.
...


De Vida Executiva, Bernt Entscchev, REVISTA AMANHÃ

TSE confirma mais um registro de candidato a prefeito


A Ministra do TSE, Laurita Vaz, defere o registro de candidatura do candidato a prefeito de Boa Viagem-CE, Fernando Assef (PSD), e altera resultado da eleição.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da decisão individual da ministra Laurita Vaz, deferiu os registros de candidatura de Fernando Antonio Vieira Assef (PSD) e Maria da Conceição Costa Araújo dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Boa Viagem, no sertão de Quixeramobim, no Ceará.

A decisão da ministra altera o resultado das eleições no município. Com 15.190 votos, Fernando Assef fica à frente da candidata considerada eleita, Aline Cavalcante Vieira (PR) que conquistou 14.706 votos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu os registros de candidatura dos candidatos do PSD com base na Lei da Ficha Limpa. A chapa teve as contas rejeitadas e o Tribunal de Contas do Município considerou as irregularidades insanáveis.
Segundo o artigo 1º, da Lei das Inelegibilidades (LC 64/90) é considerado inelegível o candidato que tiver suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa.

De Eleições, CNEWS, R7

Itaú e Bradesco têm a menor rentabilidade desde a década de 90

O resultado dos balanços dos bancos no terceiro trimestre deste ano confirma o surgimento de uma nova realidade no país. Daqui para frente, os banqueiros brasileiros terão mais dificuldade para ganhar dinheiro – o que não significa dizer que a vida das instituições financeiras tenha realmente ficado dura, já que o Brasil continua entre os países com as maiores taxas de juros do mundo. No terceiro trimestre, no entanto, tanto o Bradesco quanto o Itaú a presentaram queda no retorno sobre seu patrimônio líquido (ROE), um importante indicador de rentabilidade para os bancos, que voltou ao patamar do final da década de 90 nas duas instituições.


De Finanças de Bolso, ÉPOCA NEGÓCIOS

TSE libera registros e candidatos eleitos vão tomar posse

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu deferir o registro da candidatura de Aderilo Filho a prefeito de Iguatu (CE). Com a decisão conseguida pelo advogado Vicente Aquino. Aderilo é o novo prefeito e toma posse como sucessor de Agenor Neto no dia 01/01/2013.


De Donizete Arruda, AQUI CE, CE

Dirceu pode pegar até 15 anos de prisão



Até 15 anos na prisão. É a pena que pode pegar o ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula, José Dirceu, já condenado pelo Supremo por corrupção ativa e condenado como chefe da quadrilha do Mensalão pelo ministro relator Joaquim Barbosa. O mesmo pode acontecer também com o ex-presidente do PT, José Genoino, e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, se a maioria dos ministros do Supremo seguir o ministro Joaquim Barbosa aplicando-lhes a pena máxima. Além disso, eles perderão direitos políticos por oito anos após o cumprimento das penas. Julgamento do Mensalão pode terminar dia 25 próximo.

De Entre colunas, FATORAMA, DF

23/10 - Rei Pelé completa 72 anos e coleciona títulos

Edson Arantes do Nascimento mais conhecido como Pelé, completa 72 anos nesta terça-feira (23/10). O ex-jogador coleciona uma série de títulos como: três Copa do Mundo, 1281 gols e dois Mundiais de Clubes  - SCANPIX SWEDEN/Divulgação

Edson Arantes do Nascimento mais conhecido como Pelé, completa 72 anos nesta terça-feira (23/10). O ex-jogador coleciona uma série de títulos como: três Copa do Mundo, 1281 gols e dois Mundiais de Clubes


De Galeria, CORREIO BRAZILIENSE, DF

Manaus: Mais esperta que Lula, Dilma não criticou Arthur

Dona Dilma foi mais inteligente que seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio, visivelmente carcomido pelas sequelas da manguaça em seu cérebro. Ela não atacou Arthur, em sinal de respeito aos mais de 70% dos eleitores que vão confirmar o tucano. Ocupante da residência do sem jeito, a presidente tratou de cutucar seus bajuladores, criticando, indiretamente, os últimos governantes, Amazonino Mendes e Eduardo Braga. “Nós oferecemos creches e não é só a construção. É o pagamento dos professores, móveis e comida. Me pergunto por quê eles não pegaram o dinheiro”, questionou-se a presidente Dilma, durante comício em Manaus.
...
Ah!, se o mundo soubesse como sou humilde”

O comício foi borocoxô, à vista dos investimentos recebidos. Um público estimado em 25 mil pessoas, é muito chinfrim para o tamanho do estardalhaço que a base de apoio de Vanessa Grazziottin diz receber e poder contar para governar Manaus. Um comício da agonia organizado pela coordenação de campanha da candidata à Prefeitura de Manaus pela coligação ‘Melhor pra Manaus’. Os presentes, autoridades políticas da base aliada, em seus discursos, destacaram as próprias iniciativas, vangloriaram as próprias façanhas, na exaltação da primeira do plural. “Ah! Se o mundo soubesse como sou humilde!”. Este foi o clima e o tom da fala de Eduardo Braga, tentando mostrar que seu prestigio e sua camisa vermelha conseguem milagres na esfera federal.
...

De Cidade, NEWS MASKATE, AM

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Delfim, Beluzzo e Lisboa terão plano para classe média

Os economistas Delfim Netto, Luiz Gonzaga Beluzzo e Marcos Lisboa foram convidados pelo governo para formar um grupo para elaborar e sugerir medidas que garantam a “sustentabilidade” da classe média nos próximos anos. A intenção do Palácio do Planalto com isto é adotar políticas públicas que reforcem o poder de consumo de bens duráveis deste segmento e a sua capacidade de manter a economia aquecida. Os ilustres vão fazer o primeiro encontro nesta semana.

De Felipe Patury, ÉPOCA

Supremo condena a quadrilha do mensalão por 6 a 4


Os mensaleiros, segundo Celso de Mello: "Homens que desconhecem a República, pessoas que ultrajaram suas instituições e que, atraídos por perversa vocação para o controle criminoso do poder, vilipendiaram os signos do estado e desonraram a ideia que anima o espírito republicano"
Depois de atestar que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, atuou como o senhor do mensalão, agindo como chefe dos que corrompiam parlamentares no Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs nesta segunda-feira nova condenação ao ex-todo poderoso integrante do governo Lula. Desta vez, seis dos dez ministros da mais alta corte o condenaram também por formação de quadrilha. Na avaliação da maior parte dos magistrados, o ex-chefe da Casa Civil, os petistas Delúbio Soares e José Genoino, além do empresário Marcos Valério, seus sócios e os executivos do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado associaram-se especificamente para a prática de crimes. No rol de ilícitos do mensalão estão peculato, corrupção, evasão de divisas e gestão fraudulenta.
Celso de Mello, o decano da corte, apresentou o voto mais marcante do dia: "Em 44 anos de Justiça, nunca presenciei casos em que o juízo de formação de quadrilha se encontrasse tão nitidamente caracterizado como no processo ora em julgamento". O ministro definiu assim os réus: "Homens que desconhecem a República, pessoas que ultrajaram suas instituições e que, atraídos por perversa vocação para o controle criminoso do poder, vilipendiaram os signos do estado e desonraram com gestos ilícitos e ações marginais a ideia que anima o espírito republicano".
O decano fez uma distinção entre políticos e bandidos: "Estamos a condenar não atores políticos, mas protagonistas de sórdidas tramas criminosas. Condenam-se aqui e agora não atores ou agentes políticos, mas sim autores de crimes, de práticas delituosas". Ele falou em "conspiração" dos criminosos, "em perversa vocação"; disse que "todos nós" fomos vítimas e chegou à conclusão incontornável: "A essa sociedade de delinquentes, o direito penal brasileiro dá nome: quadrilha ou bando".
...

De Laryssa Borges e Gabriel Castro, VEJA

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A inflação mais solta


E se a inflação voltar a dar os seus pinotes?
A pergunta não é mera especulação dos aflitos de sempre. As pressões sobre os preços estão aí e o Banco Central vai novamente ser colocado na berlinda, porque vem prometendo a tal convergência para a meta – ainda que “de forma não linear”.
O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo-15 (IPCA-15) acionou sinais amarelos. Mostrou, em outubro, avanço da inflação de 0,65%, bem acima do 0,48% de setembro. Mais do que isso, indicou aceleração. (Para quem não está habituado com a dança de siglas, esse IPCA-15 é o mesmo IPCA, com a diferença de que reflete os 30 dias de comportamento dos preços no período terminado no dia 15, não no dia 30.)
...

De Celso Ming, ESTADÃO

Ceará: Domingos Filho assume Governo do Estado interinamente

O governador Cid Gomes encaminhou à Assembleia Legislativa um ofício solicitando licença sem remuneração, para tratar de assuntos particulares,  no período de seis dias, a partir desta segunda-feira (22) até domingo (28). No período, o vice-governador Domingos Filho assume a Chefia do Executivo Estadual. O ofício foi assinado nesta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa na Residência Oficial.

De Casa de Imprensa, GOVERNO DOESTADO DO CEARÁ.



Dívida Pública Federal aumenta 10,02% em setembro

A Dívida Pública Federal (DPF) subiu 10,02% em setembro e totalizou R$ 1,904 trilhão. As emissões tiveram saldo líquido de R$ 23,53 bilhões no mês passado. Já a Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) foi ampliada em 2,09% em setembro, chegando a R$ 1,816 trilhão. O resultado foi influenciado pela emissão líquida de R$ 23,74 bilhões e pagamento de juros no valor de R$ 13,41 bilhões. Com relação ao estoque da Dívida Pública Federal externa (DPFe), o aumento foi um pouco menor, de 0,57% em setembro. No mês passado, o saldo ficou em R$ 88,93 bilhões.


De Economia, DIÁRIO DA MANHÃ, DF

Primeiro canal da transposição do Rio São Francisco ainda não beneficia população

Trecho do Rio São Francisco inaugurado pelos militares em junho: obra precisa de uma estação de bombeamento para circular. Foto: Leandro Kléber/CB/D.A. Press


Mais de três meses depois da inauguração do primeiro trecho das obras de transposição do Rio São Francisco, executadas pelos militares no valor de R$ 121 milhões, nenhuma gota d’água do Velho Chico chegou aos moradores da região de Cabrobó (PE). Ninguém foi beneficiado pelo canal com pouco mais de dois quilômetros porque, até hoje, uma estação de bombeamento e uma ponte não estão prontas. A ponte, aliás, ainda nem começou a ser erguida, e a estação só deve ser concluída no fim de 2014, segundo o Ministério da Integração Nacional, responsável pelo projeto de transposição.

“A ponte pertence ao Lote 1 das obras e está sob responsabilidade do Consórcio Construtor Água de São Francisco, formado pelas empresas Serveng, SA Paulista e Carioca. A perspectiva é de que as obras comecem ainda neste semestre", afirma a pasta, em nota. De acordo com o órgão, a estação de bombeamento é feita pela empresa Mendes Júnior, que, procurada pela reportagem, não se manifestou sobre o assunto. Os empreendimentos, segundo a nota, estão em obras há seis meses e contam com mais de 400 pessoas trabalhando dia e noite para cumprir os prazos firmados.

Quem olha o canal construído pelos militares, com 8 a 14 metros de profundidade e 50 metros de largura, até consegue ver água. Mas se trata do reservatório dos lençóis freáticos e, eventualmente, da quantidade acumulada das chuvas. O trecho executado pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção é fundamental para todo o projeto porque é o canal de aproximação do Rio São Francisco no eixo norte — há também o eixo leste. Dali, da captação da água no rio, é que tudo começa até a primeira estação de bombeamento e a barragem de Tucutu, que tem extensão de quase 1,8 mil metros e altura de 22 metros — atualmente seca devido aos atrasos da ponte e da estação de bombeamento.

Ao inaugurar o empreendimento em 20 de junho, os militares se orgulhavam de terem sidos os primeiros a entregar um trecho de uma das principais obras do governo petista. A realização da etapa foi resultado de um termo de cooperação estabelecido entre o Exército, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção, e o Ministério da Integração Nacional. Os trabalhos tiveram início em maio de 2007. Na sua execução foi empregada uma força de trabalho que contou com o efetivo de 190 militares, 29 equipamentos, 25 viaturas e o apoio de 14 empresas civis em serviços que foram terceirizados.
...

De Leandro Kleber, DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PE

MEC autoriza liberação de R$ 82 milhões para hospitais universitários

Portaria do Ministério da Educação publicada nesta segunda-feira (22/10) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 82 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais. Ao todo, 44 unidades devem ser beneficiadas.

De acordo com a portaria, a liberação de recursos tem como objetivo criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários possam “desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e à dimensão da assistência à saúde”.

De Agência Brasil, CORREIO BRAZILIENSE, DF

`Avenida Brasil´ Lucrou mais de R$ 2 bilhões para Globo

Globo teve lucro de R$ 2 bilhões com 'Avenida Brasil', diz revista Forbes

Avenida Brasil foi um sucesso não apenas de público, mas também de faturamento. A novela, que terminou nesta sexta (19) com recorde de audiência, registrou também o maior faturamento já alcançado por uma produção televisiva em toda a América Latina. Ao todo, foram 2 bilhões de reais em lucros. O cálculo foi feito pela renomada revista de economia norte-americana Forbes. As dezenas de anunciantes, que pagam entre R$ 500 mil e R$ 800 mil durante os intervalos de Avenida Brasil, renderam à TV Globo cerca de R$ 1 bilhão nos meses em que esteve no ar. O lucro total da emissora com a novela, com os acordos publicitários, alcança a marca de R$ 2 bilhões. Apesar do custo para a produção da novela também ser alto, em torno de R$ 90 milhões, a emissora ainda manteve uma margem de lucro altíssima.

De Notícias, BAHIA NOTíCIAS, BA


BMW oficializa vinda ao Estado em reunião fechada com Dilma Rousseff e autoridades de SC

É no terceiro andar do Palácio do Planalto, em Brasília, que a BMW comunicará oficialmente, nesta segunda-feira, ao governo brasileiro a opção pela cidade de Araquari, em Santa Catarina, para construção da primeira fábrica da montadora no país. A audiência está marcada para começar pontualmente às 15h, no gabinete da presidente Dilma Rousseff.

O porta-voz da boa notícia para o Estado será o vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BMW AG, Vendas e Marketing, Ian Robertson. A cerimônia, em princípio, discreta, pode ganhar mais espaço dentro do Planalto. A presidente Dilma chegou a consultar assessores próximos sobre a possibilidade de realizar o encontro em uma sala mais ampla. Interlocutores do Planalto afirmam que a reunião poderá ocorrer na sala de audiências, que fica ao lado do gabinete de Dilma, mas essa decisão só será tomada pela própria presidente hoje.
...

De Economia, DIÁRIO CATARINENSE, SC

domingo, 21 de outubro de 2012

Os rumores de que o PSDB pretende abandonar Serra no lixão não foram confirmados.

Efusivas com os resultados das recentes pesquisas em São Paulo, Dilma e Marta Suplicy cantaram para Serra: "Eu quero ver você correr atrás de mim".
DIVINO - Pesquisa do Datafolha divulgada hoje revela que o índice de rejeição de Carminha chegou a impressionantes 49%. Com isso, a vilã fica atrás apenas de José Serra, que tem 52%. Trata-se da maior rejeição desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em pontos corridos. Na lista dos dez primeiros ainda estão Galvão Bueno (46%), José Dirceu (45%), Jorge Vercillo (40%), Otávio Mesquita (37%), Pedro Bial (35%), Fausto Silva (32%), Wanderley Luxemburgo (30%) e Susana Vieira, empatada com Fátima Bernardes (29%). "Pelo menos estou liderando alguma pesquisa", destacou Serra.

Para reverter o quadro na reta final, filósofos da campanha bolaram uma estratégia randômica, na qual Serra ataca em bloco e defende em espiral. No último debate, por exemplo, o tucano passou o tempo inteiro chamando Haddad pelo primeiro nome. "Quem sabe não transfiro alguns votos do Haddad para esse tal Fernando", elucidou. No final do dia, nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada e Serra apareceu em terceiro, atrás de Haddad e de Fernando.
De The Herald, Revista Piauí, ESTADÃO

sábado, 20 de outubro de 2012

Se meu candidato indicar uma cachorro eu vota nele


`De poste em poste o Brasil fica iluminado´.

Esta frase, dita pelo ex-presidente Lula no palanque de Haddad, em São Paulo, parece muito um dizer que nós falamos aqui no Ceará.

`Se meu candidato indicar uma cachorro eu vota nele´.

Então de ladrão em ladrão o Brasil está se enchendo.


De Júlio Cunha

Eleições 2012: Morada Nova terá o segundo e terceiro turno


O resultado da eleição em Morada Nova (CE) é bastante esquisito,  embora não seja exclusividade do município e de seus eleitores, pois temos outras cidades brasileiras os com problemas iguais ou até piores para nossa compreensão.

O candidato Glauber Castro foi o mais votado dentre os concorrentes ao cargo de prefeito no município, no entanto a informação prestada pelo TRE assenta como vencedor o segundo colocado nas eleições.

Não temos a certeza de quem será o vencedor, e qual dos candidatos assumirá o comando do município no dia primeiro de janeiro, mas com certeza já podemos indicar qual o perdedor ou derrotado nestas eleições, a população de Morada Nova (CE).

As pendências jurídicas eleitorais se tornarão inacabadas e arrastarão seu resultado, para um um segundo ou até mesmo um terceiro turno das eleições, por todo o período da administração do novo dirigente municipal.

Se não bastassem os problemas da saúde, educação e outros inerentes às necessidades do município, temos também os dos tribunais, com suas informações desencontradas e de custo imensurável para os cofres públicos.

De Júlio Cunha 

Terrorismo: O julgamento de 11/9 com transmissão ao vivo


O julgamento de cinco prisioneiros de Guantánamo acusados de planejar os ataques do 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos é tão importante que deveria ser televisionado ao público, disseram seus advogados nesta sexta-feira, dia 19.
O tema foi discutido no último dia de uma semana de audiências prévias ao julgamento contra o suposto mentor dos ataques com aviões sequestrados, Khalid Sheikh Mohammed, e de outros quatro acusados de fornecer dinheiro, treinamento e ajuda para a operação.
Os cinco, que poderão enfrentar pena de morte se considerados culpados das acusações que incluem assassinato e terrorismo, não estavam presentes na sessão desta sexta-feira, depois que o juiz rejeitou um pedido de recesso no dia sagrado muçulmano.
Atualmente, o público pode assistir às transmissões do circuito fechado do tribunal de guerra de Guantánamo em uma sala com 200 lugares em Fort Meade, uma base do Exército, em Maryland, nos Estados Unidos.
...

De Reuters, POP NEWS

Ingressos para shows dos Stones esgotam-se em 7 minutos


Os ingressos para assistir ao Rolling Stones nos dias 25 e 29 de novembro em Londres esgotaram-se em apenas sete minutos. Os fãs abocanharam as entradas mais baratas, com preço em torno de US$ 150, em apenas três minutos, enquanto os mais caros, de US$ 600, foram finalizados apenas alguns momentos mais tarde.
O grande número de acessos causou a queda do site responsável pela venda. Uma página alternativa avisava aos visitantes: “Estamos lidando com uma alta demanda. Você será direcionado automaticamente para a página solicitada assim que isto for possível. Obrigado pela paciência”. Sites de revenda de ingressos já estão cobrando até US$ 20 mil.
A pré-venda para os shows dos dias 13 e 15 de dezembro começam neste sábado, 20, com a comercialização do restante das entradas marcado para 26 de outubro.

De Cultura, JORNAL DO BRASIL, RJ

Especial: Um dia com a presidente Dilma

...

Logo em seguida, a presidente foi até uma escola próxima ao Palácio para um visita. 

Uma das crianças levantou a mão e Dilma perguntou:
- Qual é o seu nome, meu filho?
- Paulinho.
- E qual é a sua pergunta?
- Eu tenho três perguntas.
- A primeira é “Onde está o dinheiro do cofre do Adhemar?”
- A segunda é “Quem matou o Prefeito Celso Daniel?”
- E a terceira é “A senhora sabia dos escândalos do mensalão ou não?”.

Dilma ficou desnorteada, mas neste momento a campainha para o recreio tocou e ela aproveitou e disse que continuaria a responder depois do recreio.

Após o recreio, Dilma disse:
-OK, aonde estávamos? Acho que eu ia responder perguntas. Quem tem pergunta?

Um outro garotinho levantou a mão e Dilma apontou para ele e perguntou:
- Qual é seu nome?
- Joãozinho, e tenho cinco perguntas:
- A primeira é “Onde está o dinheiro do cofre do Adhemar?”
- A segunda: “Quem matou o Prefeito Celso Daniel?”
- A terceira: “A senhora sabia dos escândalos do mensalão ou não?”
- A quarta: “Porque o sino do recreio tocou meia hora mais cedo?”.
- E a quinta: “Cadê o Paulinho?!” 

Saímos rapidamente da escola por conta de uma emergência nacional.
...

De Luis Nassifra, Blog

'Avenida Brasil' reflete 'uma classe C que quer se ver'


"Eu sou uma vítima!" Depois do episódio em que Carminha, desmascarada, repetia o bordão, mais um pico de consumo de energia é esperado durante o último capítulo do fenômeno de audiência que virou Avenida Brasil - e a culpa pode ser do Divino.
O estilo de vida deste bairro fictício do subúrbio e os personagens carismáticos que nele vivem são um marco da ascensão da classe média brasileira - agora na televisão.
Além de altas doses de drama, brigas, vingança e reviravoltas, especialistas dizem que muito do sucesso da novela de João Emanuel Carneiro se deve ao fato de retratar a classe média brasileira e refletir mudanças na sociedade, afastando-se dos personagens e bairros ricos que geralmente estão no centro das tramas.
"A novela reflete uma classe C que quer se ver. É diferente do novo rico do passado, que queria parecer quem não era e tinha vergonha de falar de onde vinha", diz Renato Meirelles, sócio diretor do instituto de pesquisa Data Popular, especializado na nova classe média.
"Agora não. O Tufão (personagem de Murilo Benício) tem orgulho de falar de sua história e de sua origem. Ele ficou rico, mas não saiu de seu bairro", exemplifica.
A expectativa é que metade dos espectadores brasileiros, de todas as classes, estejam vidrados no capítulo em que será revelado "quem matou o Max"; o que será de Nina e Tufão nas mãos de Santiago e Carminha; e uma série de resoluções antes do tão esperado "fim".
...

De BBC Brasil

Criação de empregos no Brasil cai em setembro na comparação anual


Foram criadas 150.334 vagas com carteira assinada no Brasil em setembro deste ano, queda de 28% em relação ao mesmo mês de 2011, quando foram gerados 209.078 postos de trabalho. É o pior desempenho para o mês desde 2002.
Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho (MTE), divulgados nesta quarta-feira.
Na comparação com agosto deste ano, o número de vagas criadas em setembro registrou alta de 0,39%.
No acumulado de 2012, os novos empregos com carteira assinada somam 1,574 milhão, queda de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram geradas 2,079 milhões de vagas formais.

De BBC Brasil

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Justiça proíbe novela em comício com Dilma em Salvador


A Justiça Eleitoral da Bahia deu parecer favorável nesta quinta-feira à campanha do candidato do DEM à prefeitura de Salvador, ACM Neto, e proibiu que o petista Nelson Pelegrino exiba nessa sexta-feira o último episódio da novela Avenida Brasil durante comício que contará com a participação da presidente Dilma Rousseff (PT).
O DEM entrou com a ação na última quarta-feira após informações sobre a intenção da campanha de Pelegrino exibir o último capítulo da novela em telões durante o evento se tornarem públicas.
...

De País, JORNAL DO BRASIL, RJ

PIS: boato gera confusão na Caixa

São Paulo. Um boato a respeito de um pagamento extra do PIS que circulou ontem nas redes sociais levou um grande número de trabalhadores às agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas por todo o País.

A mensagem informava, erroneamente, que todos aqueles que trabalharam com carteira assinada, durante o período do governo Lula, teriam direito a receber o benefício extra no valor de um salário mínimo.

Além disso, era informado um número para o qual seria possível ligar e conferir o valor e data de recebimento do benefício, após digitar o número do PIS. A Caixa realmente disponibiliza o telefone 0800-726020, no qual trabalhadores com direito ao PIS podem checar a data de pagamento e valor do benefício.

Na internet, usuários afirmaram que, devido a um erro no sistema da Caixa, o 0800 estava informando erroneamente, a trabalhadores sem direito ao PIS, que poderiam efetuar o saque. A Caixa ainda não confirmou se houve de fato uma pane no sistema --apenas que houve o boato sobre o pagamento extra.
...

De Última hora, DIÁRIO DO NORDESTE, CE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vetos de Dilma deixam Código Florestal menos pior


Os vetos da presidente Dilma Rousseff deixaram o Código Florestal menos pior do que o Congresso gostaria, na avaliação de Paulo Barreto, pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), mas ele diz que o estrago maior já estava feito com vantagens para quem desmatou ilegalmente até 2008.
Barreto explica que o Congresso tinha tornado a chamada "escadinha" - a largura da Área de Proteção Permanente (APP) a ser protegida depende do tamanho do imóvel - menos progressiva, ou seja, ampliado o tamanho de imóveis que poderiam recuperar uma faixa menor de vegetação. Mas um dos vetos de Dilma restituiu a "escadinha original" (obrigação de recuperação maior para grandes proprietários), ficando assim, "menos pior". Ele acha, no entanto, que continua inconsistente tecnicamente, além de manter anistias.
- A escadinha seria o mesmo que dizer que o carro de uma pessoa pobre poderia emitir mais poluentes do que o de alguém rico. A forma de lidar com a dificuldade dos pequenos em recuperar seria apoiá-los na recomposição - afirma.
Ele explica que vários vetos seguem na linha de evitar vantagens excessivas para os maiores proprietários. Barreto disse que o Congresso tinha determinado que rios intermitentes de até dois metros deveriam ter recuperação de cinco metros para qualquer tamanho de propriedade.
- O veto da Dilma foi importante aqui. Fica valendo a "escadinha" para os rios intermitentes.
Resta agora saber, segundo ele, se o Congresso vai aceitar os vetos ou se demandará mais concessões.
O especialista explica que no novo código só as nascentes permanentes serão protegidas. Com isso, ficam
sem proteção muitas nascentes, especialmente em áreas mais áridas, como na Caatinga e no Cerrado.

De Valéria Maniero, MIRIAN LEITÃO

BMW vai contruir fábrica no Brasil, diz vice-presidente


A montadora alemã BMW planeja investir em uma nova fábrica no Brasil, buscando ampliar sua presença no crescente mercado de carros de luxo na maior economia da América Latina, disse à Reuters o vice-presidente financeiro da empresa, Friedrich Eichiner.
"Vamos submeter o plano de investimento ao governo brasileiro", disse ele em comentários feitos por e-mail nesta quinta-feira, recusando-se a dar detalhes sobre o montante do investimento, que ainda depende de negociações com o governo.
A decisão põe fim a meses de incertezas sobre a instalação de uma fábrica da BMW no Brasil, depois que o governo federal levantou barreiras para a importação de veículos.
Os planos atuais comtemplam a construção de uma fábrica em São Paulo ou em Santa Catarina.
Por Irene Preisinger e Christiaan Hetzner, ESTADÃO, SP 

Dentistas farão paralisação nacional de atendimento a planos odontológicos no dia 25

No Dia do Dentista, comemorado na quinta-feira (25) da próxima semana, o atendimento médico a quem tem plano odontológico não será feito em todo o país, disse o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Luciano Eloi Santos.

A terceira paralisação nacional de enfrentamento aos convênios, que tem o apoio da Associação Brasileira de Odontologia, de acordo com Santos, é um protesto contra a “exploração abusiva dos planos odontológicos”.

O anúncio foi feito em audiência pública aberta na Câmara dos Deputados para discutir os principais problemas entre os dentistas e operadores de planos de saúde, principalmente sobre a tabela de honorários e as exigência de exames radiográficos para pacientes.
...

De Agência Brasil, DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PE

Colômbia e Farc dizem que vão buscar acordo de paz abrangente


O governo da Colômbia e os rebeldes das Farc prometeram, nesta quinta-feira (18), buscar um acordo de paz abrangente durante as negociações para encerrar um conflito de quase meio século.
A próxima fase das conversas começará em Havana no dia 15 de novembro, anunciaram as partes em uma declaração conjunta na Noruega.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano começaram às negociações a portas fechadas em Oslo na quarta-feira (17).
Diversas tentativas anteriores de se fechar um acordo de paz fracassaram, e algumas delas inclusive acabaram reforçando a capacidade da guerrilha de atacar alvos civis e militares.

De Mundo, GAZETA DO POVO, PR

Morre aos 60 anos a atriz Sylvia Kristel, de 'Emmanuelle'


foto
A atriz holandesa Sylvia Kristel, que ficou famosa como a protagonista do filme erótico "Emmanuelle", de 1974, morreu na noite de ontem (17) vítima de câncer, informou a agência que administrava sua carreira.
"Ela morreu durante a noite, durante o sono", disse à France Presse Marieke Verharen, da agência Features Creative Management, que representava a atriz, de 60 anos. A atriz foi casada com o escritor Hugo Claus, com quem teve o filho Arthur, e nos últimos anos foi "muito feliz" com Peter Brul, segundo seu site. Ela será enterrada em cerimônia fechada.
...
De G1, Internacional, CORREIO DO ESTADO, MS

Juros altos castigam consumidores


Na tentativa de parcelar as compras, muitos consumidores aderem aos cartões de redes varejistas sem prestar atenção nos encargos financeiros. Conforme pesquisa de A CRÍTICA, há casos em que os juros cobrados nas prestações em atraso superam em quase 30 vezes a taxa básica de juros, a Selic, estabelecida em 7,5% ao ano (ou seja, 0,63 ao mês), e chegam a 16% ao mês.
Na Bemol, os clientes com o cartão da rede não pagam juros nos financiamentos até quatro parcelas. Porém, a partir desse prazo, os juros saltam, saindo de 2,2%/mês (para cinco prestações) até chegar a 7,0%/mês (para dez).
Nos casos de atraso das prestações, o juro de mora está em torno de 12% ao mês. Segundo a gerente do Departamento de Administração, Rosália Araújo, o valor é “de fato mais alto que o de crediário, pois envolve custos de cobrança e outras ações, mas está alinhado com o praticado pelas demais empresas do segmento, com as financeiras, administradoras de cartões de crédito e com os juros de cheque especial dos bancos”.
...

De Luana Gomes, A CRÍTICA, AM


'Eu já fui julgado', diz Lula sobre mensalão na Argentina


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que já foi 'julgado' pelo mensalão em visita à Argentina ontem (17). A declaração foi feita em entrevista ao jornal argentino "La Nación".

A afirmação do ex-presidente refere-se a eleição de sua sucessora indicada Dilma Rousseff e ao seu alto índice de aprovação no final de seu mandato.

"Eu já fui julgado [pelo mensalão]. A eleição da Dilma foi um julgamento extraordinário. Para um presidente com oito anos de mandato, sair com 87% de aprovação é um grande juízo" disse Lula em referência de acordo com pesquisa CNI/Ibope de dezembro de 2010.
...

De Poder, FOLHA, SP