sábado, 20 de dezembro de 2014

Belo Monte: 'garota-propaganda' leva um ano para ganhar casa



"A Elissandra já ganhou a sua casa. Uma casa forte e fresquinha", diz a exultante narradora do anúncio da Norte Energia, consórcio vencedor do leilão para construir a polêmica hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, Pará, ao custo de R$ 28,8 bilhões.

As imagens mostram Elissandra Oliveira caminhando sorridente pelos cômodos da nova residência e se balançando em uma rede.

"Em breve, a Norte Energia vai fazer sua mudança. Uma mudança de vida", continua a narradora do comercial.

O anúncio gravado em novembro de 2013 foi ao ar em janeiro. Apenas depois de um ano e muita persistência, Elissandra foi transferida para uma casa no bairro São Joaquim, um dos reassentamentos que estão sendo erguidos pelo consórcio na cidade de Altamira para receber a população da área que ficará permanentemente alagada pela barragem de Belo Monte.

Altamira é onde vive a grande maioria dos atingidos. O alagamento definitivo - que deve atingir ao menos 25 mil pessoas na área urbana da cidade, segundo as estimativas mais conservadoras - está previsto para ocorrer com um ano de atraso, no segundo semestre de 2015.

Quando gravou o comercial, Elissandra ainda morava em uma palafita na orla do rio Xingu, abaixo do calçadão onde ficam os restaurantes mais caros de Altamira. Mesmo depois do anúncio ir ao ar, o consórcio tentou convencê-la a aceitar uma indenização de R$ 10 mil pela perda de sua casa.
 
De Mariana Schreiber, BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário