quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CPI da Petrobras: relatório da oposição pede processo de improbidade contra Dilma



BRASÍLIA – O relatório alternativo da oposição na CPI mista da Petrobras pede a abertura de processo de improbidade administrativa contra a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, quando ela estava a frente do Conselho de Administração da Petrobras, em 2006. O texto indicia ainda a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, diretores e ex-diretores da companhia, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entre outros. Pede ainda abertura de inquérito contra o ministro Paulo Bernardo e outros políticos.

O texto foi preparado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB) e apoiado pelos parlamentares da oposição. Será procedida a leitura durante a sessão da CPI, em andamento nesta tarde. Após a leitura, a oposição pedirá preferência para este texto. O governo terá de derrotar o requerimento para depois tentar aprovar o relatório de Marco Maia (PT-RS), que sofreu alterações nesta tarde.
O relatório alternativo amplia os pedidos de indiciamentos feitos no texto de Maia. Ele inclui o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, o deputado cassado André Vargas e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, entre os que devem ser indiciados pelas investigações decorrentes da Operação Lava-Jato.

Pelo mesmo caso, pede a abertura de inquérito contra 36 pessoas, como o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Humberto Costa (PT-PE), os deputados federais Eduardo da Fonte (PP-PE), João Pizzolatti (PP-SC) e Nelson Meurer (PP-PR) e o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, já falecido. Estão ainda neste tópico o atual diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, o presidente afastado da Transpetro, Sérgio Machado, e o ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada...

De Eduardo Bresciani, O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário