domingo, 30 de setembro de 2012

Sérgio Cabral anuncia BRT ligando Rio a Paris

Sérgio Cabral anuncia BRT ligando Rio a Paris
Em seu programa de TV, Eduardo Paes mostra novo visual despojado


LEBLON - Em parceria com Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral convocou uma coletiva de imprensa no restaurante Antiquarius para anunciar a construção do primeiro BRT internacional. "Em caráter experimental para a Copa do Mundo, vamos criar uma linha BRT exclusiva integrando, sem escalas, o Rio a Paris. Caso dê certo, novas linhas rápidas integrarão a cidade à Ilha de Capri, Mikonos, Dubai e Miami".

O jantar marcou o reencontro entre o prefeito e o governador, que não haviam sido visto juntos desde o início da campanha eleitoral.

Durante a cerimônia, por descuido, Paes derrubou uma taça de champagne em cima da mesa. Cabral tirou o gardanapo da cabeça e limpou prontamente a sujeira.
Em resposta, Marcelo Freixo prometeu lançar o "Trem das Cores", um sábio projeto integrando todos os artistas de MPB que moram na Zona Sul.

De The Herald, REVISTA PIAUI

O novíssimo truque de Lula, por Mary Zaidan




Não se deve levar a sério o que Lula diz. Fala pelos cotovelos, não raro pelos calcanhares, a exemplo da exortação para que militantes arrancassem materiais de adversários das ruas de São Bernardo. E não tem qualquer apreço pela coerência entre o que disse ontem, o que diz hoje e o que dirá amanhã. Muito menos pela verdade.

Sobre o mensalão, navegou entre o traído que de nada sabia ao humilde que pede desculpas à nação pelo escândalo que pegou de calças curtas os seus mais caros auxiliares. Daí, migrou para a fantasiosa versão do caixa 2, expressa em entrevista mais fantasiosa ainda, transmitida pelo Fantástico, da TV Globo, em julho de 2005, dois dias depois de ser gravada em Paris.

A esse enredo, Lula e sua turma penduraram adereços. A ênfase de que culpados seriam punidos “doa em quem doer” ecoou no vazio.

A fala dura do ex-presidente do PT e hoje governador gaúcho Tarso Genro preconizando a refundação do partido deu lugar à de um Ricardo Berzoini (PT-SP): "A prioridade é reeleger o presidente Lula. Depois veremos isso (a apuração) com calma. E essa história do mensalão é uma ficção.”

E por aí foi. Mensalão virou algo que nunca existiu, com Lula assegurando que como ex se dedicaria integralmente a provar que tudo não passara de farsa, coisa da direita para derrubar o primeiro presidente operário. Algo, aliás, que a dócil oposição nem mesmo cogitou.

Se o transmudar dos fatos já era de admirável desfaçatez, o que se vê agora bate todos os recordes dessa categoria.

Antes de o julgamento começar, Lula mexeu vários pauzinhos ou toras inteiras. Tentou em vão convencer ministros pelo adiamento, manobra que veio à tona quando Gilmar Mendes denunciou a tentativa de coação.

Instigou seu partido a conclamar o povo a ir às ruas, tarefa cumprida, pateticamente, pelo deputado Rui Falcão.
Julgamento em curso, constrangeu aliados para que assinassem nota de apoio a ele, contestada no seio dos mesmos partidos que a subscreveram.

Do cineasta Luiz Carlos Barreto, amigo do réu José Dirceu, obteve carta aberta com 264 assinaturas da elite intelectual. Barreto batizou o documento como “filosófico-doutrinário”. Seja lá o que isso quer dizer, não é nada filosófico, ou muito menos doutrinário, alertar o país para a presunção da inocência, como se a Suprema Corte não fosse capaz de enxergá-la.

Agora, com condenações se acumulando e a proximidade da análise dos crimes do núcleo petista, Lula já antecipou seu novíssimo truque: o julgamento só está acontecendo porque ele, Lula, combateu como ninguém a corrupção. “Se juntarem todos os presidentes da história do Brasil, vocês vão ver que eles não criaram instituições para combater a corrupção como nós criamos em oito anos. Sintam orgulho porque se tem uma coisa que fizemos, foi criar instrumentos para combater a corrupção.”

Mais desfaçatez, impossível.

De Blog do Noblat

Impeachment de Collor faz 20 anos

O poder...
Há exatos 20 anos o Brasil assistiu à abertura do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados.

Collor foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar, ao derrotar em segundo turno o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias. As denúncias, intensamente divulgadas pela imprensa, culminaram com a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito, a CPI do PC.
(...)

De TRIBUNA DA BAHIA

Escassez de combustível pode durar mais de 30 dias


Consumidores manauenses devem sofrer por, pelo menos, mais um mês com a carência de combustível nos postos da cidade. A projeção é do próprio Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Amazonas (Sindicam), ao informar que somente no mês de novembro os problemas de logística causados pela vazante serão solucionados com a subida dos rios.

De acordo com o vice-presidente do Sindicam, Geraldo Dantas, a maioria dos revendedores de combustíveis da cidade teve o volume de combustível reduzido por conta da vazante, que impede a chegada de balsas em Manaus. “A previsão é que o problema seja solucionado apenas quando os rios voltarem a encher, o que deve ocorrer normalmente no mês de novembro”, disse.

O dirigente salientou que os postos de combustível da bandeira BR, que recebe combustível da Petrobras distribuidora, são os mais prejudicados com o desabastecimento.

De Richard Rodrigues, EM TEMPO, AM

Eleição preocupa o PT no Nordeste

Recife, PE – O Partido dos Trabalhadores (PT) pode encolher no Nordeste caso o pleito de 7 de outubro confirme as tendências apresentadas pelas pesquisas de opinião até agora. O desempenho dos candidatos petistas tem preocupado a cúpula da sigla e principalmente seu líder maior, o ex-presidente, nordestino, Luiz Inácio Lula da Silva.

O temor é que para o pleito nacional, dentro de dois anos, o partido perca terreno nos 18 milhões de votos obtidos por Dilma Rousseff na eleição presidencial na região. Em seis das nove capitais, os partidos de oposição estão na liderança e a não ser no Recife, o PT não ameaça os atuais primeiros colocados nas demais.

MARANHÃO

Em São Luís, o candidato do PSDB, João Castelo, busca a reeleição e está à frente nas pesquisas. O ex-governador biônico, deputado federal, senador da República foi eleito no último pleito após a cassação do prefeito de São Luís Jackson Lago (já falecido). Na sua campanha reforça ser anti-Sarney, já que a família do senador tem histórico de derrotas na capital.

Ele é seguido por Edivaldo Holanda (PTC), que mesmo apoiado pelo ex-ministro Flávio Dino (PCdoB) está atrás na preferência popular. Tadeu Palácio, ex-prefeito de São Luís, aparece em terceiro, e pode ter o apoio dos Sarney no segundo turno.

De Marcelo Raulino, DN, GAZETA DE ALAGOAS

Brasil cancela projeto para copa de 2014


O governo brasileiro anunciou, nesta sexta-feira, o primeiro cancelamento de uma obra prometida para a Copa do Mundo, a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Brasília, que seria realizada em parceira com a França e que estava paralisada há quase dois anos por conta de denúncias de corrupção.
A obra fazia parte dos planos de melhoria para o transporte na capital brasileira visando o Mundial de futebol, que terá Brasília como uma de suas 12 sub-sedes. O projeto pretendia unir o aeroporto a uma zona hoteleira, que fica situada cerca de 500m do estádio que está sendo construído para o evento.
Segundo fontes oficiais, a decisão de cancelar definitivamente as obras foi tomada pelo governo regional de Brasília, que descartou a construção após comprovar que, devido aos processos que tramitam na justiça sobre supostas irregularidades, o VLT não ficaria pronto para o Mundial.
O projeto, cujo custo tinha sido orçado em R$ 276,9 milhões, contava com o apoio do Banco Mundial (BM) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, que em 2009 se comprometeu a financiar boa parte das obras. Esse acordo com a França foi anunciado em 7 de setembro de 2009, no marco de uma visita do então presidente Nicolas Sarkozy ao país.
O projeto, no entanto, caiu em desgraça com uma série de denúncias de corrupção que afetaram o governador de Brasília na época, José Roberto Arruda, que acabou sendo cassado por suposta responsabilidade em meio a um escândalo de subornos. O VLT de Brasília é a primeira obra que é cancelada dentro do plano que o governo traçou para melhorar a infraestrutura das cidades que serão sedes do Mundial de futebol.

De O Rio Branco Net, AC


sábado, 29 de setembro de 2012

Operação “olhos claros”: PMDB se aproxima de Eduardo Campos



Uma comitiva de peemedebistas descontentes com o governo foi ao vice-presidente da República, Michel Temer, para reclamar do PT. Temer, presidente licenciado do PMDB, aluga seus ouvidos com frequência a correligionários desgostosos. Primeiro, eles se queixaram de que a presidente Dilma Rousseff não grava mensagens de apoio a seus candidatos nas eleições municipais. Depois, sugeriram a formação de uma aproximação com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Presente na conversa, o senador Jarbas Vasconcelos afirmou que é hora de o PMDB dialogar com seriedade sobre uma aliança com Campos, de quem é aliado e conterrâneo. Não lhe fizeram ressalvas.
Os rebeldes até batizaram a operação. Chamam de “olhos claros”.


De Leonel Rocha, Felipe Patury, ÉPOCA

Substituição de candidato a prefeito


A lei permite que até a véspera das eleições, portanto, até o dia 6 de outubro de 2012, é possível substituir um candidato a prefeito. Contudo, em razão dessa possibilidade, surgem diversos questionamentos: 
a) como saberemos que o candidato foi substituído? 
b) a urna apresentará qual candidato: o substituto ou o substituído?
c) caso a urna apresente a foto e nome do substituído, o eleitor não estará sendo enganado?

Realmente, caso o candidato tenha sido substituído na véspera da eleição, é impossível alterar a foto e nome, haja vista que as urnas eletrônicas estão prontas com o nome e foto do candidato anterior. Ressalte-se que, às vezes, as urnas já foram, inclusive, remetidas para as seções eleitorais e estão sob guarda. Assim, o eleitor poderá estar sendo lesado, pois acredita que estará votando em determinado candidato, mas estará votando em outro.

Porém, a Resolução-TSE nº 23.373/2011, em seu art. 67, § 5º, tenta encontrar a solução.
Vejamos:

"Art. 67. É facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro (Lei nº 9.504/97, art. 13, caput; LC nº 64/90, art. 17; Código Eleitoral, art. 101, § 1º). § 5º Na hipótese da substituição de que trata o parágrafo anterior, caberá ao partido político e/ou coligação do substituto dar ampla divulgação ao fato para esclarecimento  do  eleitorado,  sem  prejuízo  da  divulgação  também  por  outros candidatos,  partidos  políticos  e/ou  coligações  e,  ainda,  pela  Justiça  Eleitoral, inclusive nas próprias Seções Eleitorais, quando determinado ou autorizado pela autoridade eleitoral competente."

Assim, os partidos e coligações devem ficar atentos e, em caso de substituição, imediatamente dar ampla publicidade da substituição.
Uma boa parte da doutrina eleitoral diz que esse prazo de substituição do candidato a prefeito é um prazo eivado de inconstitucionalidade, um prazo ínfimo, haja vista que o eleitor menos informado estará votando em uma pessoa quando, em verdade, será atribuído a outro candidato.

Em uma situação de latente interesse do candidato de levar sua campanha com registro indeferido sub-júdice, com o intuito único de induzir o eleitor a erro para no prazo limite realizar a substituição, seria possível uma AIJE, por abuso de direito (Boa fé objetiva que rege a nova ordem constitucional) para conseguir elementos probantes para depois impetrar uma AIME do candidato que irá se beneficiar dessa manobra jurídica abusa de direito.

Vimos essa situação ocorrer e, realmente, em que pese o candidato substituto ter ganho a eleição, com nome e foto do candidato substituído, o Juiz Eleitoral diplomou o segundo colocado.

É importante que o candidato a prefeito aja com responsabilidade e respeito, para com seus correligionários e eleitores, e que ao final não venha a causar prejuízo irreparável aqueles que realmente acreditam na eleição limpa e democrática, desgarrada de interesse exclusivamente pessoal.


De Júlio Cunha

Prejuízo bilionário das aéreas faz governo acender 'luz amarela'

Os prejuízos registrados por companhias aéreas neste ano fizeram acender a "luz amarela" para o governo federal. O receio refere-se aos impactos que os resultados negativos possam ter sobre os preços de passagens e a saúde financeira das empresas.


A preocupação foi externada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a representantes do setor de turismo durante reunião fechada no Palácio do Planalto anteontem.

Estavam presentes representantes de associações, entre elas, a recém-criada Abear (Associação Brasileira das Companhias Aéreas).

Durante o encontro, um dos presentes citou o prejuízo bilionário registrado pelas companhias Gol e TAM no segundo trimestre deste ano --juntas, duas registraram perdas de R$ 1,6 bilhão-- e disse que "luzes vermelhas" deveriam ser acesas por conta desses resultados.

Gleisi admitiu, então, que essa era uma preocupação do governo e que a "luz amarela" estava acesa.

(...)

De Bruno Costa, FOLHA

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Lula diz que não e vergonhoso ser corrupto



Julgamento do mensalão não é vergonha, diz Lula



Em ato de campanha de Fernando Haddad (PT) com estudantes, na noite de quinta-feira, 27, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os tucanos e disse que ninguém deve ter vergonha do julgamento do mensalão. Para Lula, a população deve ter "orgulho" do combate à corrupção nos seus dois mandatos. Foi a primeira vez que Lula se referiu ao mensalão na atual campanha.

"No nosso governo as pessoas são julgadas e as coisas são apuradas. No deles, tripudiam", afirmou o ex-presidente, que acusou o PSDB de engavetar escândalos. "Na nossa casa, quando nosso filho é suspeito de cometer um erro, nós investigamos e não culpamos os vizinhos, como eles costumam fazer." A reação de Lula foi provocada pela manifestação de um estudante, que causou constrangimento, no início da cerimônia com bolsistas do ProUni, ao levantar uma faixa com a inscrição "Renovação com Mensalão? PT do Lula tem o mensalão, PT do Haddad tem paralização (sic) na educação".

O estudante era do PSOL e foi hostilizado pelos colegas. Lula aproveitou a oportunidade para tratar da crise que atingiu o seu governo, em 2005, e tem sido usada pelo candidato do PSDB, José Serra, contra Haddad. Sem mencionar Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que houve "compra de votos" para a aprovar a reeleição do antecessor, em 1997, e conclamou os estudantes a reagirem contra "mentiras".

(...)


De Ultimas Noticias, ESTADAO

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O segundo Celso


SÃO PAULO - Serra, Haddad e Chalita recorreram ao fantasma de Celso Pitta para tentar desgastar o fenômeno Celso Russomanno. Os três candidatos passaram a compará-lo àquele que ficou com a fama de pior prefeito da história de São Paulo.

O paralelo pode se revelar eleitoralmente eficaz, ou até mesmo profético, mas empregá-lo agora é uma injustiça com Russomanno. Pitta assumiu o cargo já envolvido no escândalo dos precatórios. E deixou a prefeitura com 13 processos na Justiça. Foi acusado de improbidade, enriquecimento ilícito e envio ilegal de dinheiro para o exterior. Morreu em 2009, vítima de câncer, um ano após ser detido numa operação da PF. Russomanno, que passou 16 anos na Câmara dos Deputados, não possui uma ficha corrida dessas para ser chamado de novo Pitta, ainda que exista contra ele uma história mal contada de uma funcionária do seu gabinete que, segundo testemunhas, dava expediente em sua produtora de TV.

Mas a comparação não é injusta apenas com Russomanno. É também com o próprio Pitta, que, apesar de tudo, tinha um currículo que o seu xará não tem. Pitta fez mestrado em Harvard, foi diretor administrativo da Casa da Moeda, ocupou cargo importante na Eucatex e foi secretário de Finanças de São Paulo. Além disso, para o bem ou para o mal, tinha uma equipe, originária do malufismo e do PFL: Reynaldo de Barros, Edevaldo Alves da Silva, Kassab etc.

Quem vai governar com Russomanno? A dez dias das eleições, sabemos da existência de Marcos Pereira, bispo licenciado da Universal, e de Campos Machado, que se diz herdeiro político de Jânio Quadros e está desde 1991 na Assembleia --um dos seus projetos mais rumorosos proibia adolescentes de fazer tatuagens mesmo com a autorização dos pais.
Se realmente for eleito, Russomanno pode, quem sabe, até dar certo na prefeitura. Mas, a bem da verdade, ele é uma aposta de risco maior do que foi Pitta em 1996.

De Rogerio Gentile, FOLHA

Por que Dilma tem medo do Irã?


Gostaria muito de saber por que democratas, como a presidente Dilma Rousseff, têm tanto medo do Irã. O medo é tamanho que Dilma cometeu um equívoco grave no seu discurso de inauguração da Assembleia-Geral da ONU, anteontem.

Ao se referir à crise na Síria, Dilma, corretamente, jogou sobre a ditadura de Bashar Assad "a maior parte da responsabilidade pelo ciclo de violência que tem vitimado grande número de civis, sobretudo mulheres, crianças e jovens".
Até aí, tudo OK. Por fim, a diplomacia brasileira estabelece a responsabilidade principal pela carnificina na Síria.

Mas, na frase seguinte, Dilma comete uma omissão grosseira: "Mas sabemos também da responsabilidade das oposições armadas, especialmente daquelas que contam com apoio militar e logístico de fora". Não, presidente, não são só as oposições armadas que gozam de apoio militar e logístico externo. A ditadura Assad conta também com a única intervenção do exterior oficial e publicamente admitida, no caso do Irã.

O Itamaraty e/ou seus assessores diplomáticos deveriam ter repassado à presidente declarações feitas domingo pelo comandante da Guarda Revolucionária iraniana, major-general Mohammad Ali Jafari, confessando a presença na Síria da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária.

É oficial, portanto, ao contrário das notícias de que a Arábia Saudita e o Qatar estão dando apoio aos rebeldes. Devem estar dando mesmo, mas, se o governo brasileiro acha que a solução da crise passa pela negociação entre os atores sírios, a presidente não poderia omitir-se em relação ao Irã.

Ainda mais que Dilma disse também que não é aceitável que "este Conselho [o de Segurança] seja substituído --como vem ocorrendo-- por coalizões que se formam à sua revelia, fora de seu controle e à margem do direito internacional".

A intervenção do Irã para coligar-se com a ditadura síria é, obviamente, à margem do direito internacional, para não mencionar que não foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Compare agora a omissão de Dilma com a afirmação de seu colega Barack Obama --presidente de um país com o qual o Brasil mantém, faz tempo, uma "parceria estratégica", convém lembrar: "O Irã restringe os direitos de seu povo, enquanto continua alimentando um ditador em Damasco e exportando o terrorismo a outros lugares".

Se o medo de Dilma é o de ser patrulhada pelos hidrófobos da esquerda por coincidir com Obama, que ouça sua parceira Cristina Kirchner. Ela preside um país que pediu à Interpol que expedisse ordem de prisão e de extradição para a Argentina de oito cidadãos iranianos --entre eles o atual ministro da Defesa, Ahmed Vahidi. São todos eles acusados pelo atentado de 1994 contra uma entidade da comunidade judaica na Argentina.

Dilma já acusou os Estados Unidos de hipocrisia em matéria de direitos humanos, citando o caso de Guantánamo como suposta prova. OK, tem razão. Mas não é hipócrita --e covarde-- silenciar sobre o Irã?

De Clovis Rossi, FOLHA

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dieese: desemprego sobe para 11,1% em agosto

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada em conjunto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e pela Fundação Seade, indicou que a taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas do país subiu para 11,1% em agosto, ante 10,7% em julho. No mesmo período do ano passado, o desemprego era de 10,9%.

O contingente de desempregados no conjunto das sete regiões em agosto foi estimado em 2,519 milhões de pessoas, 100 mil a mais que em julho.

O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

De Economia, JORNAL DO BRASIL

Os intelectuais brasileiros e seu mártir


Agora sei o porquê de tanto atraso no quesito cultural e educacional da população brasileira, pois ao observar o rol dos “intelectuais” que estão solidários ao companheiro José Dirceu, imagino que possa existir um pouco de cumplicidade, neste honrosa tarefa de afundar nossos ideais de nação, e com isso aumentar a desesperança de seu povo. 


Se existe algo que possa contribuir para dar curso ao processo no STF, e assim livar seu amigo Reu da cadeia, FALE AGORA, ou cale-se para sempre.


De Júlio Cunha

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Na ONU, Dilma critica política de combate à crise mundial econômica

A presidente Dilma Rousseff fez o discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas com críticas às políticas fiscais ortodoxas adotadas pelos países desenvolvidos. Dilma condenou o que chamou de  "islãmofobia", rebateu críticas ao protecionismo, abordou a crise no Oriente Médio, particularmente na Síria, e voltou a defender a criação de um Estado Palestino.

(...)
Assim como fez no discurso de abertura da ONU do ano passado, ela pediu reforma no conselho de segurança da ONU.
"Não podemos permitir que esse conselho seja subsitutido, como vem ocorrendo, por coalizões formadas à sua revelia. O recurso fácil a esse tipo de ação imobiliza o conselho. O Brasil sempre lutará para que prevaleça as decisões emanadas da ONU. Mas queremos ações legítimas, respaldadas pelo direito internacional".

De JORNAL DO BRASIL

Eleições 2012: Cartórios começam a preparação das urnas

Embora candidatos ainda possam ser indeferidos, não há mais tempo para substituir as informações nas urnas

Todos os cartórios eleitorais do Estado do Ceará iniciaram, ontem, a preparação das urnas eletrônicas a serem utilizadas no dia sete de outubro. 

(...)

Cada urna recebe os dados específicos dos eleitores da seção a qual corresponde e de todos os candidatos a cargos majoritários e proporcionais. O trabalho de preparação de uma urna demora, em média, de 12 a 15 minutos e a expectativa é de que até sábado próximo o serviço de carga e lacre seja concluído.

Em todo o Ceará, serão preparadas 19.523 urnas, sendo 15 delas específicas para o recebimento de justificativa do eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito. Também serão preparadas 2.577 urnas reservas. Urnas de lona também serão lacradas, mas estas somente serão utilizadas se for inviabilizado o processo eletrônico de votação. Neste caso, a votação será por meio de cédulas.

De Eleições 2012/DIÁRIO DO NORDESTE

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mercado financeiro eleva previsão de inflação para 2012

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central mostra que os analistas do mercado financeiro elevaram a previsão de inflação para 2012. A expectativa subiu pela décima primeira vez consecutiva, passando de 5,26% para 5,35%, distanciando-se, assim, da meta central para este ano. Para 2013, a previsão dos analistas para o IPCA permaneceu estável em 5,50%.
Crescimento do PIB
A estimativa do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, por sua vez, permaneceu estável em 1,57% na última semana. Para 2013, a previsão dos analistas permaneceu em 4% de expansão.
Se confirmado, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano será o pior desde 2009, quando o país sentia os efeitos da primeira etapa da crise financeira internacional. Naquela ocasião, o PIB registrou retração de 0,3%. 
Analistas não acreditam em novo corte de juros
Ainda de acordo com o Boletim Focus do BC, os economistas do mercado financeiro já não acreditam em novo corte na taxa de juros este ano e passaram a prever juros estáveis até o fim de 2012. Para o fim de 2013, por sua vez, a previsão dos bancos para a taxa básica de juros permaneceu em 8,25% ao ano - o que pressupõe aumento no decorrer do próximo ano.
(...)
 De JORNAL DO BRASIL

Verba de R$ 1 bilhão para universidades fica sem uso

Uma verba de R$ 1 bilhão destinada ao financiamento de melhorias das universidades do país a juros mais acessíveis está parada, sem uso, desde abril do ano passado.
O dinheiro faz parte de um programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.

Ele pode ser usado para financiar de obras e compra de equipamentos e de softwares a gastos com capacitação e treinamento para gestão.

O problema, segundo as universidades, é que o acesso ao dinheiro disponibilizado pelo IES (Programa de Melhoria do Ensino das Instituições de Educação Superior) possui uma lista de requisitos extensa, o que dificulta o pedido de empréstimo.

Entre as exigências estão a adesão a programas para o ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). A instituição também tem que ter boa avaliação do MEC.

(...)

De Venceslau Borlina Filho/FOLHA
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Lula contra o PT


Veja como as coisas andam mesmo mudadas para Lula e o PT. Na segunda-feira, Lula foi a estrela do programa de TV de Daniella Ribeiro (PP), a irmã do ministro Aguinaldo Ribeiro, que é candidata em Campina Grande (PB). O apoio de Lula à irmã de um ministro de Dilma Rousseff seria algo normal, não fosse por um detalhe: o próprio PT tem candidato à prefeitura na cidade e é, portanto, adversário da “candidata do Lula”.
Como não poderia ser diferente, a aparição do “deus” petista no horário eleitoral da candidatura adversária fez o PT de Campina Grande pedir (e conseguir) a proibição da propaganda na Justiça Eleitoral. Que fase, Lula.

Por Lauro Jardim / VEJA

'O Palhaço' concorre à vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013

Selton Mello estrela e dirige O Palhaço

O filme "O Palhaço", dirigido por Selton Mello, concorre a uma das vagas na na disputa de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. A definição sobre o filme brasileiro que vai entrar na disputa pela vaga no Oscar ocorreu hoje. A última vez que uma produção nacional concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi com Central do Brasil, em 1999. Em 24 fevereiro de 2013, 14 anos depois, o Brasil poderá ser representado na premiação por O Palhaço. 


Além de dirigir, Selton Mello também atua no filme que conta a história do palhaço Benjamin. Na trama, o palhaço atua com seu pai, Valdemar (vivido por Paulo José) em apresentações do Circo Esperança pelo interior de Minas Gerais. Eles atuam no picadeiro como Pangaré e Puro Sangue. Benjamin se questiona se quer mesmo continuar a atuar como palhaço ou largar a instável vida do circo e trilhar novos caminhos para a sua vida. Selton Mello interpreta um personagem que, embora faça o público rir constantemente, é triste e carrega certa melancolia em sua alma.

O personagem de Selton Mello, que sequer tem uma carteira de identidade, tem a incumbência de cuidar da parte burocrática do circo, incluindo as dívidas. A mistura entre humor e drama fez com que mais de 1,5 milhão de pessoas fossem aos cinemas para assistir ao filme.
(...)

De Tribuna do Norte (RN)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TSE recebe 12 recursos de candidatos indeferidos no Ceará


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu 74 registros de candidatura de prefeitos no Estado por conta da Lei da Ficha Limpa. Deste total, 12 candidatos buscam reverter a situação em Brasília.


Dentre os 74 candidatos a prefeito no Estado que tiveram seus registros de candidaturas indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por conta da Lei da Ficha Limpa, 12 recorreram, até ontem, da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidatos de Aquiraz, Barroquinha, Brejo Santo, Cedro, Granja, Ibicuitinga, Mulungu, Pacoti, Paracuru, Pires Ferreira, Quixeramobim e Tururu tentam reverter a situação de suas candidaturas, em Brasília. Se tiverem os registros negados novamente pelo TSE, os postulantes terão de ser substituídos, porque não terão, sequer, os votos validados no processo eleitoral.

Por conta disso, o Ministério Público Eleitoral vem aconselhando que os eleitores estejam atentos aos julgamentos, para não votarem em candidatos “fichas sujas”, que não podem assumir mandato. Os recursos definirão os rumos da sucessão na Capital e no Interior. No município de Cedro, por exemplo, os dois únicos candidatos a prefeito, João Viana de Araújo e Francisco Nilson, estão com registros indeferidos pelo TRE. Segundo os advogados de defesa de ambos os postulantes, se as duas candidaturas forem novamente indeferidas pelo TSE, a cidade terá de realizar novas eleições, já que ficará sem candidato apto a participar do pleito.

Entre chapas majoritárias e proporcionais, 323 candidatos já recorreram da decisão do TRE até ontem. O número deve subir, tendo em vista que os embargos de declaração - instrumento utilizado pela defesa de alguns candidatos para que o Tribunal reveja a sua decisão - ainda estão sendo julgados pelo TRE. Além dos candidatos indeferidos que recorrem da decisão, o Ministério Público também recorre contra os deferimentos da Corte que considera equivocados.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) encerrou, na última sexta-feira, os julgamentos de registro de candidatura com um saldo de 78 indeferimentos contra prefeitos e vice-prefeitos no Estado.

Recorrentes

Aquiraz
Ritelza Cabral Demétrio (prefeita) 

Barroquinha
Ademar Pinto Veras (prefeito)  

Brejo Santo
Samuel Marcos Araújo Figueiredo (prefeito) 

Cedro 
João Viana de Araújo (prefeito)
Francisco Nilson Alves Diniz (prefeito) 

Granja
Hélio Fontenele Magalhães (prefeito)

Ibicuitinga 
Francisco Anilton Pinheiro Maia (prefeito)

Mulungu
Francisco Cleanto Bezerra Uchôa (prefeito) 

Pacoti 
Edson Leite Araújo (prefeito)

Paracuru
José Ribamar Barroso Baptista (prefeito) 

Pires Ferreira 
Francisco das Chagas Torres Júnior (prefeito)

Quixeramobim
Cirilo Antônio Pimenta Lima (prefeito) 

Tururu 
Raimundo Nonato Barroso Bonfim (prefeito)

De Tribunal Regional Eleitoral - CE


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Repórter é agredido ao cobrir suposto evento político no Ceará


O coordenador de campanha de Ilário Marques (PT) - candidato a prefeito de Quixadá, Jackson Cabral, foi preso por agredir um repórter durante a cobertura de um suposto evento político em uma escola pública, na noite do domingo (16).  O repórter do Sistema Monólitos Wal Alencar registrou queixa contra a agressão na Delegacia Regional de Quixadá.
De acordo com a Polícia Civil, ele ficou ferido e recebeu pontos abaixo do olho direito e na orelha. A lesão foi considerada grave pelo laudo do Instituto Médico Legal (IML).
A agressão ao repórter de 28 anos de idade foi filmada pelas câmeras do canal virtual em que ele trabalha e postado no Youtube. As imagens mostram o repórter gravando quando o agressor chega e dá um soco no rosto da rapaz. O coordenador foi liberado na tarde de segunda-feira (17), após pagamento de fiança de R$ 15 mil, segundo a polícia.
...

De TV Verdes Mares / G1

domingo, 16 de setembro de 2012

‘Sim, ele ordenou’ o mensalão

"Sim, ele ordenou". " É claro que o procurador-geral não poderia afirmar aqui que o presidente da República era um pateta, que ele não sabia de nada". Assim o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo do mensalão foi descrito pelo advogado Luiz Francisco Barbosa, representante do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Nesta segunda-feira, os ministros do Supremo Tribunal Federal ouviram dele a argumentação de que Lula era o principal beneficiado pelo esquema.

De O Globo / DIÁRIO DO AMAPÁ

Endividamento no Brasil pode ser um problema

São Paulo, SP – Estudo do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) revela que o comprometimento de renda no Brasil para pagar dívidas cresceu rapidamente nos últimos anos e está no patamar mais elevado da história. 

Com esse aumento, a parcela mensal dos salários das pessoas físicas e da receita das empresas destinada ao pagamento de empréstimos já é comparável à de países que estão no olho do furacão da crise financeira, como a Itália. 

Segundo o BIS, 19,9% da renda no Brasil vai para as dívidas, em linha com a fatia da renda canalizada para pagamento de passivos nos Estados Unidos, de 19,8%. Para o BIS, o elevado nível de endividamento no Brasil e outras economias emergentes pode ser um problema.

“Medidas do custo do serviço da dívida sugerem que o elevado nível das dívidas pode ser um problema. A fração do PIB (Produto Interno Bruto) que famílias e empresas no Brasil, China, Índia e Turquia estão alocando no pagamento do serviço da dívida está no mais alto patamar desde o fim dos anos 1990 ou perto disso”, alerta o relatório anual do BIS em trecho sobre o comprometimento. 

De Fernando Nakagawa, Agência Estado / GAZERA DE ALAGOAS

Caixa oficializa bolões de apostas nas lotéricas


A Caixa Econômica Federal vai oficializar os “bolões” de apostas que são feitos por brasileiros de todo o país de forma informal, não oficial, nas casas lotéricas. O novo produto, Bolão Caixa, foi anunciado hoje (14), no Rio de Janeiro, pelo vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, e entrará em operação no dia 1º de outubro próximo.
De acordo com Cleto, com a oficialização, a partir do momento em que for montado o bolão em uma casa lotérica, haverá um número de bilhetes correspondente ao número de cotas. “Se você entra com dez pessoas se cotizando para fazer um bolão, você vai ter a emissão de dez recibos de aposta, cada um contemplando uma cota de um dez avos desse bolão. Porque já vai ter a segurança de o apostador estar participando do bolão de forma oficial e com toda a garantia de que ele pode ir pegar o prêmio correspondente à sua cota”, disse à Agência Brasil.
(...)

De A Gazeta (AC)



Foto de José Serra sorrindo causa revolta no Oriente Médio

Foto de José Serra sorrindo causa revolta no Oriente Médio

Em gesto de coragem incomum, eleitora se interpõe entre o candidato e a população desprotegida


Benghazi – Uma imagem do candidato José Serra foi o estopim da maior sublevação no Oriente Médio desde a invasão dos Cruzados. "Meu filho está sem dormir há três dias", berrou, aos prantos, o camponês Mohammed Haddad. "Minha parentela está em choque. Não éramos expostos a algo tão terrível desde o dia em que Susana Vieira ficou com o mamilo de fora no programa do Faustão", desesperou-se o líder do Hezbollah Hassan Nasrallah. Em pronunciamento considerado explosivo pelo Pentágono, Nasrallah anunciou que, em represália, os países árabes se reservavam o direito de usar a fotografia do candidato tucano para retaliar contra Israel. Diante da ameaça, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu recuou e se pôs a disposição para entregar as chaves de Jerusalém para o “brioso povo palestino”.
Até o momento, foram contabilizados 198 desmaios e 12 mil atendimentos de emergência. Segundo dados da ONU, 48% da população árabe está em choque, e os restantes 52% pretendem atacar o Brás, a Mooca e o Palestra Itália.
Em Roma, o parlamento italiano pediu perdão por ter exportado a família Serra para o Terceiro Mundo. A embaixada brasileira no Chipre foi alvejada com bolinhas de papel. "Após a Primavera Árabe, chegamos ao inverno", escreveu o poeta Kattani Veloso.
A presidenta Dilma Rousseff ofereceu ajuda ao povo árabe. Em troca, pediu para que Marta Suplicy seja transferida para o Ministério da Cultura de um país árabe qualquer.

De The i-piauí Herald / REVISTA PIAUÍ