quarta-feira, 29 de julho de 2015

Quando chegar a hora do terminal

O Terminal Rodoviário de Morada Nova está vem faze de aguardo, não sei se de mais recursos, a espera da proximidade das eleições em 2016 ou talvez a espera de mais dinheiro para ser enterrado nesta interminável obra do governo municipal.

Existe informações não confirmadas de que a não entrega do equipamento para a população é que existe o resto a pagar a empresa responsável pela obra. Se é este o motivo é bom que o Ministério Público possa intervir neste cenário, pois os elementos do crime estão postos e devem ser investigados, levando em conta que houve licitações públicas que superaram os R$ 700 mil, valores suficientes para a construção de um novo terminal.

Cabe a autoridade municipal, o operador dos recursos e os agentes de fiscalização, dentre eles a Câmara Municipal vir a público e dar alguma explicação a população, ao usuário e aos contribuintes.

Julio Cunha


A troca do Levy e fim de papo

É preocupante assistir o ministro da Fazenda Joaquim Levy expor sua opinião de forma simplista, ao declarar que a economia do país "deixou de piorar" como que se os problemas do Brasil seja apenas uma pressão externa que afeta nossa economia, estando portanto alheia aos problemas de toda ordem que ocorreram a mais de dez anos aqui dentro da nossa casa.

A crise não chegou de repente repente e agora como num passe de mágica vai embora tão "rapidamente" como chegou. Na verdade os problemas sofridos por nós, meros passageiros, não é só na economia pois todos os setores da administração pública estão parados, e não é errado afirma que os problemas foram plantados com a chegada do PT, tendo a frente o ex-presidente Lula, que, quando assumiram a direção deste país de tamanho continental, estavam eles sem norte, pois o único plano era ganhar as eleições em 2002 e o objetivo primeiro era a perpetuação do partido e de seus lideres no poder.

Então é bom esclarecer que a arrumação não se faz apenas com as aprovações de novas medidas provisorias querendo com isso dividir os mal-feitos com o Congresso, prevalecendo portanto a vontade do presidente. Temos a certeza que as causas foram a supremacia da informação manipulada e mentirosa junto com a distorção dos fatos e principalmente a cupidez de locupletar, afetando em cheio a credibilidade, que não volta simplesmente trocado os paletós, mas substituindo por aqueles possam oferecer a confiança que todos esperam e acreditam.

Julio Cunha

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nas trevas da administração

Difícil saber como os prefeitos estão tratando a questão da iluminação pública em cada município cearense, pois todos assumiram compromiso de bem estar e segurança com a população, mas na prática a escuridão é que impera nas ruas e avenidas.

A Coelce tem o objetivo primeiro de arrecadar, e só. Cabe ao administrador público saber como usar o dinheiro da iluminaço pública, cobrada na conta de cada consumidor.

Dívidas e mais dívidas, é somente isso que sabe deixar este prefeito que faz negociação na escuridão que ora celebra e sem nada a declarar.

Julio Cunha

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Voltar a ser distrito

Os prefeitos estão cumprindo uma peregrinação rumo ao governador cearense, e não e pra menos seus municípios estão quebrados, e pior, com nome sujo na praça. Não conseguem dinheiro novo.

O custeio da maquina pública tornou-se impraticável, os repasses constitucionis insuficientes, dinheiro novo nem pensar.

Não tem saída e o cortar na carne é necessário, extinguir cargos comissionados, secretarias, empresas, autarquias e órgãos são função ou ineficientes devem ser deletados dos gastos corrente.

E mesmo após todos estes ajuste a maquina apública administrativa continuar parada, sem rumo, ai não tem jeito não,  é fechar as portas e voltar de onde veio, se aceitarem novamente como distrito.

Julio Cunha

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A redução de inteligencia do prefeito

A redução de velocidade em algunhas vias de Fortaleza não tem como prioridade a segurança do pedestre, ciclista ou condutor de veículo,  pois o principal objetivo é aumentar a arrecadação municipal.

Reduzir de 60 km para 40 km por hora é o mesmo que trasformar as avenidas em verdadeiras ciclovias.

A falta de estudos que demonstre a verdadeira necessidade de mudança de velocidade só confirma a falta de dinheiro para tocar a maquina pública e por isso usa de todos os meios para chegar no bolso do consumidor.

Julio Cunha

terça-feira, 21 de julho de 2015

Cunha tem sua culpa

O presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha tem razão quando direciona sua ira ao Palácio do Planalto e diz que os alobrados estão a todo instante criando dificultades com os poderes.

Mas o fato de os governistas estarem conspirando contra seu mandato Eduardo Cunha não pode se eximir das acusações que pesam sobre suas atividades estranhas e obscuras com agentes envolvidos na operação lava-jato.

Os que estão sendo investigados terão a oportunidade de fazer a defesa n9s órgãos competentes, e os que forem condenados cumprir as sentenças como qualquer outro criminoso.

Julio Cunha

Êta que viagem sofrida de Crateús a Fortaleza

Que trafega pela estrada de Crateús até a cidade de Fortaleza indo na BR 020 tem que ter bastante paciência pois o que não vai faltar de desvio dos buracos, e olha que a cada dia surge novas crateras. Indo pela estadual até chegar ao município de Independência tem muito, mais muito buraco mesmo, e mexe com o motor, lataria e cambio do carro, até chegar no seu juízo.

No trecho que liga o distrito de Cruzeta chegar a cidade de Boa Viagem, indo pela BR 020 aí a coisa fica mais complicada, pois o buraco aumenta de tamanho e ficam mais perigosos, pois o transito de caretas e caminhões é intensa, com as subidas e decidas e as crateras no meio do asfalto.

Quando você achaque que o pior já passou é porque não chegou no trecho que liga Canindé a capital do estado, aí sim você ver coisa ruim, pois os buracos são verdadeiros assassinos. Pois é, matadores de motociclistas e olha que não adianta ter tanta atenção, pois eles vêm de repente e quando você menos espera já teve o prejuízo do carro contabilizado em mais uma tenebrosa viagem, e em outro momento você estará ali deitado no asfalto esperando o socorro que não chega ou até mesmo perícia forense que não presa de chegar.


Julio Cunha

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O palestrante universal

Que o ex-presidente Lula da Silva praticou trafico de influencia entre empreiteiras brasileira e govervos estrangeiros não resta dúvida, pois os documentos apresentados pelo Itamaratí são reveladores.

Cabe agora as autoridades competentes investigar os crimes cometidos pelo ex-presidente o grau de influência dos envolvidos e a citação dos mesmos na ação penal.

A tese de que o mesmo somente palestrava e recebia por isso não é sustentável.

Julio Cunha

Nas páginas politicais

Hoje em dia o que está mesmo desuso aqui no Brasil o uso da palavra escândalo, pois ninguém mais se espanta mais ao ouvir ou ler nos jornais quando publicam matéria sobre a roubalheira do dinheiro público, da verba destinada a educação, a creche, do saneamento, do remédio, dos hospitais e tantas outras pilhagens.

Não sei se é sorte ou azar da nossa população, mas os meliantes que hoje praticam este tipo de crime não usam dinamites, pistolas, armas automáticas e outros tipos de armamentos ditos de uso restrito das forças armadas, e que na verdade é limitado mesmo aos bandidos, no momento a violência mesmo é a ausência do conhecimento dos jovens nas escolas, a morte do que procura atendimento, remédio e socorro nos hospitais que não existem.

Os jornais costumam colocar seus noticiários de moda, culinária, polícia, política e outros em páginas ou cadernos separados, mas alguns matutinos para administrar melhor as informações, estão colocando as notícias sobre política e polícia no mesmo caderno, como se fosse uma só informação. Ora não é que os criminosos que habitam as páginas policiais estão reclamando dos redatores e dizem que não querem se comparados e esta classe de gente que pratica escândalo diariamente.


Julio Cunha 

domingo, 19 de julho de 2015

Cadê a água que estava aqui?

Não entendo muito bem como funciona este tal de "gerenciamentos dos reservatórios das água" que deveria cuidar do nosso estoque de recursos hídricos, mas aqui mesmo, no Ceará vejo com muita preocupação, pois as entidades ou órgãos ditos competentes, não foram suficientes de prever esta tragedia anunciada que estamos vivendo em 2015.

O fato é que a maioria dos municípios do estado passam por colapso hídrico, principalmente pela falta de água até mesmo para o consumo humano, é isso mesmo, não tem água pra beber, e não ha qualquer plano de contingenciamento do governo municipal, estadual e federal que possa conter a crise humanitária entre nós.

No últimos anos o que vemos é político subir no seu palanque eletrônico, com aquela cara deslavada, e com aquele grito de vendedor de ilusões, diz que a partir do dia seguinte a sua eleição ou reeleição, a nossa vida será irrigada com o líquido mas líquido que se pode imaginar, as águas abundantes, as irrigações tri-modernas e sei lá o que mais de tantas promessas. E é só isso mesmo, tchau! Adéus! volto daqui quatro anos.

Julio Cunha

Tragédia brasileira

O trajetória percorrida pela bala até encontrar a sua vítima, que na maioria das vezes não espera que isto ocorra com ela, é muito curta, não dar tempo de imaginar nem mesmo lembrar de nada, muito menos que o elemento ativo desta tragedia poderia, quem sabe, ser um filho, irmão ou parente seu ou de alguém próximo, mas pelo semblante do autor juvenil e seu trejeito de criança.

Não dar para imaginar que passa na cabeça da vítima naquele momento final, mas a perpetuação de sua agonia não ficará com seu algoz e sim com as famílias dos personagens que participaram desta cena capital, na busca de respostas para o entendimento dos reais motivos.

O autor desta e talvez de outras tragédias, se descoberto for, não terá problemas em deslembrar de tal episódio, e caso ainda sobre algum resquício na sua memória o estado buscará uma forma de deletar tais registros.

Em resumo somos vítimas deste enredo mal escrito por nossas autoridades.

Julio Cunha 

sábado, 18 de julho de 2015

O Brejo Santo vai ser deputado?

Não podemos justificar a troca do nome de um município ou cidade, no caso concreto de Brejo Santo para Wellington Landin, pelo simplíssimo fato de essa ou aquele ilustríssimo cidadão, pessoa comum ou não, que venha a ser um vereador, deputado, senador presidente coisa e tal venha agora remexer na nossa história.

A cidade não começou com a asserção de qualquer dos seu moradores ilustres, e não acabará com sua morte, pois os iluminados de plantão sempre vem e virão, e sempre que aqui cheguem estarão sempre com a vontade de ter o mesmo tratamento.

Diante do dilema que vem a mobilizar a população é bem melhor olhar pelo retrovisor e ver que ao preservarmos a memória dos seus fundadores estaremos lutando pela nossa existência e por nossa memória.

Julio Cunha

Sera que nossa presidente trará luz para escuridão que se aproxima?

A prestação de conta da campanha e presidência da República de 2014 da candidata Dilma Rousseff foi feita com base em doações legais, como mostra os dados apresentados junto ao TSE, no entanto fica demonstrado que as contas ora apresentadas não resistem a analise mas detalhado dos técnicos, sobre as dações recebidas e as origens dos recursos.

Se temos a delação de um dos doadores legais a dizer que o dinheiro e proveniente de ações ilícitas proveniente de roubos na Petrobras, mais que por ser um doador legal, pode repassar o bendito dinheiro direto para o caixa 1 da campanha.

A teia que se formou na prestação de contas da candidata do PT, entre os doadores, empresas de fachada, empresas legais e favorecidos da prestação de contas eleitorais, por si só já merece sua reprovação pelo TSE, e consequentemente a perda do diploma da candidata eleita Dilma Rousseff.

Vejo que vai render muitos debates nos tribunais, enquanto isso a presidente ira sangrar com a falta de apoio político, até mesmo entre seus pares, e o país entrará num turbilhão de problemas na economia, que afetará todos os seguimentos e as camadas da sociedade.

Este é o quadro e não imagina qual será luz a acender no final.

Júlio Cunha

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Final de festa em Morada Nova

Acredito que o apoiamento político do prefeito Glauber a candidatura do vereador Edinho para as eleições de 2016, que tem a pretensão ao cargo de prefeito do município de Morada Nova (CE) só irá corroborar para o descredito político do postulante.

O jogo já esta começando, os candidatos começam a se apresentar, e vejo que a dobradinha Edinho e Edmundo é a opção feita pelo atual prefeito Glauber Castro, pois os nomes em sua lista são poucos e bastante sigilosos, e a ideia principal é garantir a transferência do estoque de votos dos Caborés, que hoje está bastante queixosa e duvidosa com a administração municipal.

É inicio de campanha mas cheira igual a final de festa.

Júlio Cunha