terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ceará: Alunos do Sertão confeccionam mantas para isolamento térmico

Estudantes do curso de Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alvez de Silveira, em Quixeramobim, cidade do sertão central do Ceará, no Nordeste do Brasil, estão aproveitando embalagens cartonadas longa vida as conhecidas “Tetra Pak” para a construção de mantas de isolamento térmico, com o objetivo de reduzir a temperatura dentro de casas do município. A temperatura média anual de Quixeramobim é de 26,7 0C.

A iniciativa consiste em colocar as mantas abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas. Cada metro quadrado de manta é formado, em média, por 20 caixas de leite longa vida. A professora orientadora da atividade destaca que os alunos escolheram o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade entre vários apresentados para que fosse desenvolvido pela turma.
Os estudantes tiveram aulas de química e física em laboratório, mas também foram a campo falar com os moradores de comunidades carentes da cidade e se mobilizaram para arrecadar embalagens. A colocação das mantas começou pelo bairro Maravilha, comunidade de baixa renda do município, com poucas condições de possuir ventilador ou ar-condicionado e que sofrem com as altas temperaturas da cidade.

A partir de termômetros instalados, os estudantes observaram que após a instalação das mantas, a temperatura, em algumas casas, diminuiu até nove graus. A intenção da turma é continuar com o projeto e expandir para outras localidades da região. Os estudantes já pensam em capacitar moradores da cidade para a construção das mantas.

De Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário