sábado, 2 de fevereiro de 2013

Atentado terrorista mata segurança de embaixada dos EUA na Turquia


Um atentando suicida cometido por um militante de extrema-esquerda contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara, na Turquia, deixou dois mortos - um segurança da legação diplomática e o próprio terrorista -, além de três feridos. 
O ataque, ocorrido nesta sexta-feira (1º) por volta das 11h15 no horário local (9h15 em Brasília), se concentrou no controle de segurança de uma das entradas, que dá acesso à seção consular.
O terrorista, identificado como Ecevit Sanli, morreu após detonar uma bomba que carregava. Um segurança turco de 47 anos também foi atingido e morreu. Na explosão ficaram levemente feridos outros dois seguranças. Uma jornalista que estava no local para pedir um visto americano sofreu ferimentos graves e foi levada a um hospital de Ancara, mas não corre risco de morrer. 
O ministro do Interior da Turquia, Muammer Güler, confirmou à imprensa que o terrorista era membro de "uma organização de esquerda ilegal", habitual maneira do governo de de referir ao Partido Frente Revolucionária de Libertação Popular (DHKP/C). O grupo é dissidente do movimento esquerdista Dev Sol e, desde então, realizou vários atentados, alguns deles suicidas. Os últimos ocorreram em setembro, quando um suposto membro do grupo detonou explosivos em uma delegacia de Istambul, matando um policial; e em dezembro, quando dois ativistas assassinaram a tiros um policial na mesma cidade. (...)

De agência EFE, portal revista ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário