sexta-feira, 29 de julho de 2011

Novo IOF pode ser elevado ‘a qualquer hora’, diz Mantega

A incidência de 1% de IOF sobre a diferença entre a posição vendida e a posição comprada no Mercado Futuro de Câmbio pode aumentar "a qualquer hora, se necessário", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em uma entrevista para a Globo. Na última quarta-feira, 27, o governo publicou uma Medida Provisória que autoriza a regulação do Mercado de capitais e derivativos, em um esforço para conter a valorização do real ante o dólar. 

Embora o IOF tenha sido estabelecido inicialmente em 1%, a MP permite que as autoridades elevem o imposto para até 25% a qualquer momento. "Se nós acharmos que 1% não é suficiente para conter as posições vendidas nós vamos elevar a taxa", comentou o ministro. "Nós resolvemos agir quando vimos que o dólar estava derretendo ante o real", explicou.O real já ganhou mais de 20% ante o dólar nos últimos dois anos, sendo que só em 2011 a Moeda brasileira já subiu 7%. Segundo Mantega, o real forte prejudica os exportadores e a indústria brasileira.

Boa parte da valorização do real se deve às altas taxas de juros brasileiras. Atualmente a Selicestá em 12,5%, encorajando operações de arbitragem (carry trade) entre investidores que tomam dólar emprestado com juros baixos e investem esse dinheiro no Brasil para obter retornos maiores em Investimentos de renda fixa.O governo também estabeleceu uma supervisão mais rígida sobre os mercados de derivativos, incluindo o registro obrigatório das operações.

"A regulamentação mais rígida é permanente", disse Mantega. "Nós teremos um controle maior sobre as operações de Derivativos de agora em diante. Isso é parte de uma Tendência mundial que começou com a crise financeira mundial de 2008". As informações são da Dow Jones. (Portal Contábil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário