quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tucanos vão cobrar explicação de ministros sobre 90% de verba antienchente para PE

A Oposição na Câmara dos Deputados pretende cobrar explicações dos ministros de Integração Nacional, Fernando Bezerra, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sobre a canalização de 90% dos recursos federais para prevenção de desastres naturais ao estado de Pernambuco. Segundo denúncia da ONG Contas Abertas e do Jornal O Estado de S. Paulo, a pasta de Integração Nacional só investiu 55,48% do empenhado em ações de prevenção e recuperação de desastres naturais para 2011, destinando apenas 1,5% do total liberado pela União para áreas em situação de emergência.
De acordo com o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), "a prevenção de desastres naturais comuns nesta época do ano, não está na lista de prioridades do governo, e também é preciso saber o porquê da concentração de recursos para um único estado". O tucano afirmou ainda que “a responsabilidade pela coordenação das ações da Defesa Civil é do governo federal, que até agora não foi capaz de implantar ações eficazes de prevenção”, afirmou Nogueira.

Procupada com o uso político das verbas antienchente, nessa terça-feira a presidente Dilma Rousseff retirou a Integração Nacional do comando do assunt e pediu à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que cuidasse dos repasses, inclusive para Minas Gerais, onde 52 cidades já estão em estado de emergência, e para a Região Serrana do Rio de Janeiro. 

Já o ministro Fernando Bezerra é aguardado nesta quarta-feira para dar explicações mas, a princípio, já negou ter beneficiados o estado onde nasceu, que é governado por Eduardo Campos (PSB).


De ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário