quinta-feira, 22 de março de 2012

Delação premiada pode ser oferecida a acusados de fraudes em licitações no RJ


O escândalo de fraudes em diversas licitações na área da saúde, divulgado em uma reportagem da TV Globo, escancarou uma atividade sistemática de desvio de recursos públicos através de contratações emergenciais. O questionamento sobre a extensão desta prática em outros setores da administração pública, sobretudo com a realização de grandes obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, torna flagrante a necessidade por uma apuração rígida dos pormenores do grupo. A delação premiada, instrumento pelo qual um réu pode ter a pena reduzida ou até perdoada em troca de informações essenciais para uma investigação, se apresenta como uma opção viável neste caso, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Jornal do Brasil
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que reúne assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional, vê com bons olhos a possibilidade de um dos envolvidos ser beneficiado com esse tipo de prerrogativa: 
“Fornecimento de refeições, aluguel de ambulâncias ou coleta de lixo não são os principais investimentos de recursos públicos, mas a apuração desse caso é de suma importância porque essas pessoas tinham uma sistemática, um método, todo um procedimento já enraizado para fraudar licitações e desviar dinheiro público", comenta Chico. "Minha esperança é que um dos flagrados pela reportagem, pessoas que certamente têm muita informação a esse respeito, faça esse tipo de acordo. Pode ser que saia alguma coisa já no depoimento à Polícia Federal”. 

De Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário