quarta-feira, 16 de maio de 2012

O “reality show” da violência.


Estava hoje ligado na televisão, assistindo o jornalista Datena, quando de repente mim deparei com uma cena  aterrorizante, daquelas vista somente em filme de extrema violência e terror, e que infelizmente já faz parte do nosso cotidiano. Um drama verdade igualmente comparável ao que ocorre em países que estão em guerra permanente com seus povos, onde as atrocidades e o desrespeito a pessoa humana é uma constante.

A sua idade indica próxima dos 11 anos, e sai do veiculo, e corre para chamar alguém no portão, mais que de repente, atrás de si, escuta os estampidos da arma de fogo, o pavor se instala, impossibilitando-o de olhar pra traz, agora o silencio, é o momento de volta para o veiculo, é o ato do pavor, pois sua mãe está lá, debruçada sobre o volante, imóvel, desfalecida pelas 11 tiros que banham seu corpo de vermelho, e o quadro se completa com a criança de joelhos, ao solo, no asfalto, em plena avenida. O veiculo, a moto, os ocupantes, a camuflagem, o capacete, o instrumento mortal, a quebra do silencio, o corpo inerte, nada disso está gravado na memória desta criança, mas está agora na consciência de todos, trazida pelas imagens das câmaras de segurança dos prédios, casas, postes e tantas outras espalhadas pelas cidades.

Todos nos temos a obrigação de sair dos nossos castelos, para clamar, gritar, esbravejar para que a Lei seja aplicada, para reclamar por justiça, e que os culpados pelo crime sejam presos, julgados e condenados com o rigor das Leis processuais e penais, pois do contrário é a banalização e a anarquia instalada em nossas vidas.

Neste filme de violência e terror não fomos chamados ou contratados para encenar, mais somos os principais atores, mocinhos, bandidos, coadjuvantes e vilões nas telas da vida. As câmaras estão ligadas, agora é esperar pelo próximo ato de violência em cena.

De Julio Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário