sábado, 5 de janeiro de 2013

Gravadora americana relança discos de Marcos Valle em vinil


Quatro clássicos da fase experimental da carreira do músico brasileiro serão lançados pela primeira vez nos Estados Unidos


A gravadora americana Light in the Attic, famosa por desenterrar clássicos esquecidos pelo tempo, relançará em vinil quatro discos do brasileiro Marcos Valle. Representante da segunda geração de músicos da bossa nova, Valle é conhecido principalmente por "Um novo tempo", a tradicional canção de fim de ano da Rede Globo. Entre os colecionadores musicais, a situação é diferente. Seus discos da década de 1970, cheios de experimentações, são disputados em sebos e procurados até em outros países. Agora, pela primeira vez, clássicos de sua discografia são lançados no mercado americano.
Filho de um advogado, Valle começou a estudar piano clássico aos seis anos, contra a vontade do pai. Em seus primeiros lançamentos, tocava bossa nova tradicional. Depois, resolveu experimentar outros gêneros. Gravou diversas trilhas sonoras para filmes e novelas. Depois de lançar quase um disco por ano entre 1963 e 1974, sempre driblando a censura, enfrentou problemas psicológicos que afetaram sua voz. Viajou aos Estados Unidos em 1975 e só voltou a gravar cinco anos depois. 
Os quatro LPs relançados pela Light in the Attic fazem parte da fase mais interessante da carreira de Valle, quando o cantor deixou o violão de lado e passou a escrever canções pop influenciadas pelo rock psicodélico americano. Marcos Valle eGarra, os dois primeiros, chegam no dia 9 de janeiro. No dia 6 de fevereiro, serão lançados Vento sul e Previsão do tempo. (...)

De André Sollito, Cultura, Revista ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário