quinta-feira, 21 de março de 2013

Falta d´água compromete entrega de casas em Crateús


Unidades do Minha Casa, Minha Vida foram concluídas mas aguardam rede de distribuição de água
Crateús A escassez de água neste município está trazendo prejuízos para o setor imobiliário, fato que compromete em grande escala a economia local. A informação é de construtores, que enfrentam dificuldades para entregar residências prontas e para cumprir metas deste ano devido a não autorização da Companhia de Água e Esgoto do Ceara (Cagece) para novas ligações de água. Alegam prejuízos no setor e temem demissões e migrações da mão-de-obra local. A Cagece explica que novas ligações aumentam o consumo na rede, sendo inviáveis no atual quadro de escassez de água no Açude Carnaubal, que abastece a cidade.

O reservatório está com apenas 7,5% da sua capacidade e proverá a cidade com água até o dia 31 deste mês. A partir de abril, será utilizado o seu volume morto, com a distribuição de água sendo feita por meio de bombeamento.

O quadro de colapso no abastecimento de água é realidade não somente em Crateús, mas em vários municípios do Estado. Os municípios de Pacoti, Beberibe e Quiterianópolis estão em situação crítica, segundo a Cagece. No primeiro, dois poços se exauriram e a Companhia providencia a perfuração de novos poços para manter o abastecimento. Em Beberibe, foram perfurados sete poços e Quiterianópolis tem água a partir dos carros-pipas que pegam água em Novo Oriente, no Açude Flor do Campo. Vários outros municípios enfrentam dificuldades no abastecimento de água.

A Companhia diz que está adotando ações para prevenir racionamento no Estado. "De uma forma geral, a Cagece, em conjunto com a Cogerh, a Sohidra e os poderes municipais, está adotando todas as medidas cabíveis para prevenir a necessidade de racionamento, em todo o Ceará. Entre as ações que estão sendo providenciadas podem ser citadas: a perfuração de novos poços, a construção de adutoras trazendo a água de mananciais alternativos, a disponibilização de carros pipas, além de outras medidas técnicas", informou em nota ontem de manhã.
...


De regional, jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário