quarta-feira, 10 de abril de 2013

A discusão sobre o homossexualismo está num ponto muito nervoso no país nesse momento


Gays enfrentam dilema para sair do armário em Brasil 'polarizado'

A decisão da cantora baiana Daniela Mercury de assumir um relacionamento afetivo com uma mulher trouxe à tona um dilema enfrentado pelos gays brasileiros atualmente. Se por um lado mudanças recentes criaram um ambiente mais aberto para que homossexuais possam "sair do armário", por outro, a sociedade brasileira vive hoje um cenário de crescente polarização sobre o assunto.

O quadro atual inclui a conquista de direitos pelos gays, como a decisão do STF que aprovou a união civil estável, e a mobilização dos movimentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) para mantê-los e ampliá-los. Mas há também confrontos acirrados com grupos religiosos e uma preocupação cada vez maior com ataques homofóbicos em todo o país, que matam uma pessoa a cada 26 horas - segundo o Relatório de Assassinato de LGBT de 2012, publicado pelo Grupo Gay da Bahia.

Lideranças de movimentos gays apontam que parte deste momento de tensão na sociedade brasileira se intensificou com a eleição do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) – acusado de homofobia – para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Congresso (CDHM). A posse de Feliciano no cargo desencadeou uma série de protestos.
...


De Jefferson Puff, BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário