quarta-feira, 15 de maio de 2013

Protesto marca 65 anos de êxodo forçado palestino

JERUSALÉM – Manifestantes palestinos entraram em confronto com forças israelenses nesta quarta-feira durante protesto em memória aos 65 anos da Nakba (do árabe, tragédia). A data marca o exílio forçado de 750 mil palestinos de suas terras em 1948. Em comunicado, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) acusou Israel de não reconhecer seus crimes contra o povo palestino. Hoje, 66% dos palestinos são refugiados.


“Em 15 de maio, o povo palestino marca o 65º aniversário da Nakba, o princípio do exílio palestino. Até o momento, Israel não aceitou a responsabilidade pelos crimes cometidos contra o povo palestino”, disse a ANP em comunicado.

Enfrentamento entre manifestantes e policiais israelenses deixou vários palestinos feridos perto de um campo de refugiados nas proximidades da cidade de Hebron e de uma prisão perto de Ramallah, na Cisjordânia.

Milhares de pessoas se reuniram na principal praça de Ramallah segurando cartazes com os nomes das vilas despovoadas em 1948 e carregando chaves que simbolizam as casas perdidas. Muitos ainda levavam as escrituras das casas que um dia ocuparam.

Pelo bem do meu futuro e pela volta para a terra de minha família, eu não quero mais qualquer negociação inútil, mas o caminho da resistência e do rifle - disse Ahmed al-Bedu, um palestino de 15 anos que mantém cidadania jordaniana.


De agência O GLOBO


Nenhum comentário:

Postar um comentário