terça-feira, 14 de maio de 2013

Rússia detém diplomata dos EUA por espionagem


MOSCOU - O serviço secreto russo deteve um diplomata americano que, segundo funcionários russos, é um agente da CIA capturado em flagrante quando tentava recrutar um agente secreto russo. Segundo Moscou, houve vários episódios recentes de tentativas americanas de contratar espiões russos.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (antes conhecido como KGB) afirmou em comunicado divulgado nesta terça-feira que Ryan Fogle, terceiro-secretário da embaixada americana em Moscou, tinha equipe especial, disfarces, instruções escritas e uma grande quantidade de dinheiro, quando foi detido nesta madrugada.

A televisão estatal mostrou fotos que seriam de Fogle, sentado em um escritório dentro das instalações do serviço secreto russo. Segundo os serviços de segurança russos, Fogle já foi entregue a funcionários da missão diplomática dos Estados Unidos.
O embaixador Michael McFaul estava em uma sessão de perguntas e respostas no site Twitter quando foi anunciada a detenção. Ele disse que não comentaria o caso.
Também hoje, o Ministério das Relações Exteriores russo informou que o embaixador foi convocado para dar explicações sobre o caso. McFaul deve responder a autoridades russas nesta quarta-feira.
O último caso do tipo envolvendo os dois países ocorreu em 2010, quando a russa Anna Chapman e mais nove pessoas foram detidas em Nova York, acusadas de trabalhar para o serviço de espionagem russo. Chapman e os outros suspeitos acabaram voltando para a Rússia, em um acordo de troca de prisioneiros.
EXPULSÃO - O Ministério das Relações Exteriores russo declarou Fogle "persona non grata", ordenando a partida imediata dele do país. O governo russo comparou o comportamento das autoridades americanas ao da época da Guerra Fria. Segundo a chancelaria russa, o diplomata deve voltar aos EUA "o mais rápido possível" e notou que "atos provocativos no espírito da Guerra Fria não ajudam em nada a fortalecer a confiança mútua" entre as nações.




De Associated Press, jornal VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário