sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cidade síria sofre ataques aéreos enquanto curdos preparam ofensiva


SURUÇ, Turquia/BAGDÁ (Reuters) - Ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos atingiram posições do Estado Islâmico nos arredores da cidade fronteiriça síria de Kobani nesta sexta-feira, uma aparente tentativa de abrir caminho para os bem-armados combatentes curdos iraquianos, conhecidos como peshmergas, avançarem a partir da vizinha Turquia.

A cidade predominantemente curda, sitiada há mais de 40 dias, tornou-se o foco de uma guerra global contra os insurgentes muçulmanos sunitas, que ocuparam vastas áreas do Iraque e da Síria e declararam um "califado" islâmico em territórios dos dois países.

Os combatentes mataram ou expulsaram muçulmanos xiitas, cristãos e outras comunidades que não partilham sua visão radical do islamismo sunita. Eles executaram pelo menos 220 sunitas iraquianos em retaliação a uma tribo que se opôs ao seu avanço sobre territórios a oeste da capital, Bagdá, nesta semana.

O cerco a Kobani se tornou um teste para a capacidade de a coalizão encabeçada pelos norte-americanos deter o avanço do Estado Islâmico, e até agora as semanas de bombardeios não romperam a resistência extremista...

De Humeyra Pamuk e Raheem Salman, REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário