quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ações da Petrobras despencam 10% nesta quarta



Empresa divulgou nesta madrugada o balanço contábil referente ao terceiro trimestre, mas sem o aval da auditoria externa e sem as baixas contábeis esperadas pelo mercado

As ações da Petrobras operam em forte queda nesta manhã de quarta-feira, depois de a estatal divulgar seu balanço financeiro do terceiro trimestre sem as baixas contábeis da corrupção, como era esperado, e sem o aval da auditoria externa PricewaterhouseCooper (PwC). Os papéis preferenciais (PN) da companhia, sem direito a voto no Conselho, chegaram a cair 10,17% no início do pregão, para 8,66 reais. Por volta de 12h30, as perdas eram um pouco menores, de 10,03% (9,15 reais). Já as ações ordinárias (ON), com direito a voto, registraram queda de 10,17%, para 8,66 reais, na máxima do dia. Por volta de 10h30 recuavam 9,34%, para 8,74 reais.

Como consequência, o fraco desempenho das ações da Petrobras pressionava a BM&FBovespa. O principal índice da bolsa, o Ibovespa, caia 1,96%, para 47.641 pontos, por volta de 12h30.

Balanço – A Petrobras publicou na madrugada desta quarta-feira o balanço financeiro do terceiro trimestre de 2014 sem considerar as baixas contábeis causadas por corrupção. O documento, divulgado após dois adiamentos e com mais de dois meses de atraso, não tem a aprovação da auditoria independente PricewaterhouseCoopers (PwC). Depois de onze horas de reunião na terça, o Conselho de Administração da estatal não chegou a um consenso sobre como separar no balanço as perdas provocadas pelos desvios apontados na Operação Lava Jato dos prejuízos com outros fatores, como projetos ineficientes e atrasos causados por chuvas.

De economia, VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário