sábado, 7 de novembro de 2015

De limpador de privadas a vice-presidente de banco: imigrante brasileiro dá volta por cima no Reino Unido


Há 12 anos, no banco de um parque em Londres, o sorocabano Fabiano Ferreira sentou e chorou compulsivamente. As lágrimas só foram interrompidas com o acalento da voz da mãe, do outro da linha ─ e do oceano Atlântico. Foram menos de dez minutos de conversa no celular pré-pago, o suficiente para assegurar sua volta por cima.

Era o 44º dia de uma estada na capital britânica, que poderia terminar na manhã seguinte, quando estava marcado seu voo de retorno ao Brasil. Mas Ferreira não pegou o avião de volta. Optou, em vez disso, por enfrentar a saudade da família e as dificuldades da vida de imigrante para um novo começo longe do país natal.

Ferreira tinha vindo para Londres para fazer um curso. Conta ter abdicado do carro de luxo, do apartamento em um bairro chique de São Paulo e do emprego em uma consultoria de investimentos. Apesar de ter concluído duas graduações e uma pós no Brasil, não conseguia trabalho no Reino Unido. "Não me chamavam nem para servir café", confessa.

Para não gastar as economias, decidiu limpar privadas e trabalhar como garçom em um restaurante. Hoje, é vice-presidente de um dos principais bancos da Inglaterra e não pensa em voltar para o Brasil...

De Luís Guilherme Barrucho, BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário