domingo, 13 de dezembro de 2015

Na capital dos EUA, um escândalo expõe o desperdício do dinheiro público


Construção de um sistema de transporte público que vai do nada para lugar algum, contratos com cláusulas secretas com construtora, deterioração de trens, planejamento precário de obras e uma escalada de valores traduzida como assalto ao bolso do contribuinte. Tudo isso na capital da maior economia do mundo ocidental, apresentada com freqüência no Brasil como modelar.

A expansão do streetcar, ou bonde moderno, em Washington, anunciada na virada da década passada e apresentada como solução para a mobilidade urbana na cidade de quase 700 mil habitantes – com outros 400 mil trabalhando no Distrito de Columbia e morando em subúrbios nos estados de Virgínia e Maryland – se tornou uma tremenda dor de cabeça para o Partido Democrata.

Em agosto de 2013 o Departamento de Estado convidou jornalistas, (este incluso) para testemunhar os avanços do transporte público local. A jóia da coroa eram então os trilhos do moderno streetcar, uma iniciativa da prefeitura, comandada durante todo o período pelo Partido Democrata, localizados no bairro histórico de Anacostia, habitado por negros desde antes do fim da escravidão, “um modelo para o futuro do transportes de massas no país”, que teria ao fim 64 quilômetros de extensão.

Nesta semana o jornal Washington Post, a partir de documentos adquiridos através do Freedom of Information Act, denunciou o atraso de um projeto que dura nove anos, já custou 200 milhões de dólares aos cofres públicos e está parado desde o ano passado, com os bondes sendo utilizados apenas para testes eventuais...

De por Eduardo Graça, CARTA CAPITAL

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