segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diretor do BC vê mercado interno como proteção contra crise


A economia brasileira pode superar os eventuais desequilíbrios produzidos pelo derretimento do mercado financeiro mundial. Como? Para Luiz Awazu, diretor de Assuntos Internacionais do BC (Banco Central), a saída está no mercado interno.
"Nosso modelo macroeconômico é muito equilibrado", diz Awazu, "não dependemos excessivamente do mercado externo".
Awazu dirige a área mais pressionada do BC nestes dias, de Assuntos Internacionais, que é justamente aquela que agrega dados e insumos sobre a economia mundial que depois são apresentados aos demais diretores e ao presidente do BC, Alexandre Tombini.
Para Awazu, o país deve se aproveitar de seu mercado doméstico para contrabalançar o recrudescimento da crise mundial, mas sem se descuidar dos excessos provocados por novos estímulos ao consumo.
"Existe consciência de que é preciso ter uma política de incentivo ao aumento da oferta de bens e serviços, combinada a moderação do credito ao consumo, de forma a evitar o endividamento excessivo das famílias."
Awazu participa agora de seminário promovido em conjunto pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Ministério da Fazenda.
Em seguida, o diretor do BC vai ao Senado para atender a convite do senador Fernando Collor (PTB-AL), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Por Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário