segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Polícia Federal vai investigar novas denúncias de desvio de verbas no Ministério dos Esportes, diz Cardozo


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira que a Polícia Federal vai investigar as novas denúncias de desvio de verbas do Ministério do Esporte. De acordo com Cardozo, a PF vai ouvir o policial militar e ex-militante do PCdoB João Dias, que acusa o ministro Orlando Silva de receber dinheiro - que deveria ser empregado no programa Segundo Tempo - desviado de ONGs. Por conta das denúncias, o ministro do Esporte voltou mais cedo de Guadalajara, no México, onde acompanhava o Pan-Americano. Ele se antecipou à oposição e protocolou nesta segunda-feira na Procuradoria-Geral da República (PGR) um ofício em que solicita a apuração do Ministério Público sobre denúncias de desvio de recursos do ministério. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, no ofício o ministro se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
“É mais uma iniciativa para que todos os fatos sejam esclarecidos e que fique claro que as supostas denúncias não passam de mentiras e calúnias, feitas por um cidadão que está sendo processado pela Justiça”, afirmou o Orlando Silva por meio de nota divulgada pela assessoria do ministério.
O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, disse hoje que a acusação contra o ministro é “grave”, mas que ainda é preciso ter mais elementos para se chegar a qualquer conclusão. A comissão está reunida nesta segunda e analisará o caso. “Talvez a coisa ainda esteja um pouco verde”, disse, para depois completar: “A acusação de suborno é sempre grave, depende de quem a sustenta”.
No domingo à noite, Orlando Silva negou as acusações em reunião com a ministra da Casa-Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral. Em Pretória, na África do Sul, a presidente Dilma quis comentar as denúncias no ministério.
(...)

De Reinaldo Azevedo/Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário