segunda-feira, 2 de julho de 2012

Confiança do consumidor cai com preocupação por desemprego

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu em junho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, a confiança do consumidor brasileiro caiu 1,7% na comparação com maio. O indicador recuou de 114,6 pontos para 112,6 devido a uma maior preocupação com o desemprego e com a situação financeira mais desfavorável - dois dos seis itens pesquisados no levantamento.

Segundo o economista da CNI Marcelo Azevedo, o indicador voltou ao mesmo patamar apurado entre abril de 2011 e de 2012, mas não representa preocupação para a indústria. "Uma vez que o indicador continua num patamar elevado, o mesmo verificado nos últimos 12 meses, mas demonstra claramente que o aumento de abril para maio, de 113 para 114,6 pontos foi incomum, um ponto fora da curva", afirmou.

A expectativa em relação à manutenção do emprego caiu 7,8% entre maio e junho. Segundo Azevedo, apesar do aumento do medo do desemprego, o indicador continua no patamar médio registrado nos últimos 12 meses. Em junho, o índice caiu de 135,2 para 124,6 pontos.

Os brasileiros estiveram menos otimistas em junho em relação à situação financeira. O indicador voltou a cair no mês passado, quando registrou recuo de 3% - de 114,4 pontos para 111. Esta foi a 4ª queda no ano, o que levou a insegurança com a situação financeira atingir o menor patamar desde setembro de 2009. "A avaliação do consumidor em relação à sua própria situação financeira está bastante negativa", afirmou Marcelo Azevedo.

A preocupação do brasileiro com a inflação também voltou a aumentar, segundo dados da CNI. O índice que mede a expectativa de aumento nos preços subiu 1,5% ao passar de 144,2 pontos em maio para 112,5 em junho. O endividamento dos consumidores cresceu 0,2% entre maio e junho, o que aponta melhora no mês (significa que há menos consumidores devendo). O estudo da CNI foi realizado entre os dias 16 e 19 de junho pelo Ibope Inteligência com 2.002 entrevistados em 141 municípios.

De Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário