terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ficar tempo demais sentado pode causar câncer, diz estudo

Uma pesquisa apresentada nos Estados Unidos sugere que muitas horas na frente do computador aumentam riscos de tumores no intestino, útero, mamas, pulmões e ovários.



Estudo sugere que passar horas sentados causa câncer (Foto: Kristja/Stock.xchng)

Trabalhos em que a pessoa fica horas e horas sentada em frente ao computador são cada vez mais comuns. Segundo estimativas americanas, passamos, em média,15 horas por dia sentados. Esse hábito pode ser mais prejudicial à saúde do que se imagina. Uma nova pesquisa sugere que o hábito é responsável pelo aparecimento de 173 mil novos casos de câncer a cada ano nos Estados Unidos.

O estudo foi apresentado pela epidemiologista americana Christine Friedenreich, durante a conferência do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR), realizada no começo deste mês. Christine diz que passar muitas horas sentado, ainda que a pessoa faça exercícios físicos e seja ativa no restante do dia, aumenta os riscos do aparecimento de tumores no intestino, útero, nas mamas, pulmões e ovários.
A prática de exercícios físicos libera substâncias no corpo que evitam a inflamação das células – um processo que pode desencadear o aparecimento de tumores. Quando ficamos muito tempo sentados, o organismo reduz sua proteção contra processos inflamatórios. Também há indícios de que passar muito tempo sentado aumenta o riscos de ataque cardíaco
(...)

De Saúde e bem-estar/ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário