sábado, 12 de novembro de 2011

Reality show tira véu de muçulmanos americanos

Programa que estreia neste domingo nos Estados Unidos mostra o cotidiano de cinco famílias islâmicas no subúrbio de Detroit.



Cena do reality show All-American Muslim
Cena do reality show All-American Muslim (Divulgação)
Muitos americanos continuam sem saber o que pensar de seus 2,75 milhões de compatriotas muçulmanos, uma década depois dos ataques de 11 de setembro. A estreia de um reality show, neste fim de semana, promete esquentar ainda mais esse debate. O programa All-american Muslim, que vai ao ar na rede de televisão TLC, tira o véu de cinco famílias árabes americanas moradoras de um subúrbio de Detroit, no norte dos Estados Unidos, e descobre que, em muitos aspectos, suas rotinas não se diferenciam em absoluto das vidas dos demais americanos.
"Parece uma oportunidade muito boa para dissipar alguns dos equívocos mais comuns com os quais estivemos lidando durante todas as nossas vidas", declarou Shadia Amen, uma das participantes da série. Tatuada e sem papas na língua, ela convenceu seu namorado americano de origem irlandesa a se converter ao islamismo na véspera do casamento. "Não estamos aqui para representar o Islã. Somos apenas cinco famílias americanas que, por acaso, são muçulmanas", acrescentou.
Relação incômoda - As cinco famílias moram em Dearborn, uma cidade industrial de 100 mil habitantes, conhecida por sediar a maior mesquita da América do Norte. O All-American Muslim tem oito capítulos. O primeiro, que estreia neste domingo, mostra o noivo Jeff McDermott convertido ao Islã antes do casamento com Shadia Amen. A garota aparece vestida com uma camiseta que diz "Não Terrorista". Três quartos dos habitantes da cidade têm origem árabe. Muitos são imigrantes do Líbano e todos sofreram a frieza e a desconfiança por parte dos americanos depois dos ataques de 11 de setembro.
Pesquisas comprovam esse receio da população. No início do ano, estudo do Public Religion Research Institute concluiu que aproximadamente um em cada dois americanos se sentia incomodado perto de uma mulher com burca ou de um grupo de homens orando a Alá em um aeroporto.Cerca de 68% disseram que nunca ou apenas excepcionamente interagiam com muçulmanos, e 47% dos consultados pensavam que os valores islâmicos eram incompatíveis com os ideiais americanos.
Outro levantamento, da Pew Research Center, revelou que 48% dos muçulmanos americanos pensam que os demais americanos são amigáveis com eles. Os muçulmanos também estão mais satisfeitos que o resto da população em relação à situação do país.

De Agência France-presse/VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário