segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mil cartões do SUS são encontrados no lixo na PB e promotoria investiga

A Promotoria do Ministério Público da Paraíba em Sousa recebeu nesta segunda-feira (12) uma denúncia de que cerca de mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram encontrados na lata do lixo em frente a um posto de saúde no município de Nazarezinho, no Sertão do estado. De acordo com o vereador Renê Marcos Maciel Lins, os documentos foram vistos por moradores do bairro Lindolfo Pires na manhã do domingo (11). Suspeitando de irregularidade, eles entregaram os papéis ao parlamentar, que solicitou investigações à Curadoria da Saúde de Sousa, responsável pela região.
Conforme o vereador, os envelopes contêm fichas com dados de beneficiários do SUS, o que poderia representar risco de clonagem de informações. "Além disso, pessoas carentes que precisam de cirurgias muitas vezes têm dificuldades porque não receberam seus cartões", disse o parlamentar.
Em resposta às suspeitas, o secretário de Saúde de Nazarezinho, Sebastião Sarmento Braga, informou que os cartões estão vencidos e tinham informações erradas, como sobrenomes e datas de nascimento, por isso não poderiam ser utilizados. Segundo ele, os envelopes e as fichas foram descartadas na época em que o Governo Federal passou a trocá-los por cartões de plástico. "Um funcionário jogou para o caminhão do lixo levar devido a uma limpeza que estava sendo feita na secretaria", explicou.
Os documentos foram entregues à Promotoria de Sousa, que vai avaliar se solicita a abertura de uma investigação ao Ministério Público Federal.

De g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário