terça-feira, 1 de maio de 2012

Cadê os amortecedores do Castelão?


Não sou técnico em obras e nem mesmo engenheiro da construção, para dar qualquer opinião sobre a reforma do Castelão, principalmente porque naquela obra está envolvida a melhor da tecnologia em grandes obras, e todos os profissionais qualificados e capacitados para sua execução.

Na verdade sou um simples torcedor que vão os estádios, e nas maiorias das vezes não tomo conhecimento do quanto se gastou de tempo, tecnologia e recursos humanos para se concluir a reforma do estádio, querendo mesmo é aproveitar sua benfeitoria, concentra a energia no futebol.

Agora uma pergunta não quer se calar, pois foram invertidos muitos recursos para deixar as arquibancadas no Castelão segura, com a instalação de gigantescos amortecedores externos, pois tinha problema de vibração excessiva, nos grandes eventos, e mostrou o quanto foi eficiente esta medida.

Agora está sendo aplicada outra tecnologia, pois os amortecedores estão sendo substituídos por colunas metálicas, que terão dupla função, de segurança na arquibancada e de estrutura para a cobertura do estádio, segundo as especificações da obra, assinada pelos responsáveis na reforma do Castelão.

A dúvida é, será que uma simples coluna metálica pode ter dupla função, já que a carga aplicada nas arquibancadas é elevadíssima, e o desgaste do material ocorre naturalmente, concorrendo com a falta de escoras.

É importante que os responsável venha a público esclarecer sobre as novas técnicas de segurança que estão sendo usadas na Arena do Castelão.

De Júlio Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário