domingo, 16 de setembro de 2012

Endividamento no Brasil pode ser um problema

São Paulo, SP – Estudo do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) revela que o comprometimento de renda no Brasil para pagar dívidas cresceu rapidamente nos últimos anos e está no patamar mais elevado da história. 

Com esse aumento, a parcela mensal dos salários das pessoas físicas e da receita das empresas destinada ao pagamento de empréstimos já é comparável à de países que estão no olho do furacão da crise financeira, como a Itália. 

Segundo o BIS, 19,9% da renda no Brasil vai para as dívidas, em linha com a fatia da renda canalizada para pagamento de passivos nos Estados Unidos, de 19,8%. Para o BIS, o elevado nível de endividamento no Brasil e outras economias emergentes pode ser um problema.

“Medidas do custo do serviço da dívida sugerem que o elevado nível das dívidas pode ser um problema. A fração do PIB (Produto Interno Bruto) que famílias e empresas no Brasil, China, Índia e Turquia estão alocando no pagamento do serviço da dívida está no mais alto patamar desde o fim dos anos 1990 ou perto disso”, alerta o relatório anual do BIS em trecho sobre o comprometimento. 

De Fernando Nakagawa, Agência Estado / GAZERA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário