quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Brasil atingido por nova onda de corrupção


SÃO PAULO, os novíssimos escândalos que envolvem altos funcionários do Governo Federal e de políticos filiados ao Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff, e de outros partidos que apoiam, mesmo tendo como exemplo as sentenças dos Juízes do STF aos envolvidos em escândalos anteriores,  vem agora novos desfalques e tráfegos de influencias, que derrubou Altos Funcionários, atingindo a legado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na quarta-feira, o Senado disse que vai realizar audiências sobre as novas alegações e descobertas dos esquemas de corrupção, quando será marcada uma data para chamar o país ministro da Justiça e o procurador-geral da união para depor. Os dois não são suspeitos de irregularidades.

Partidários do governo dizem que as alegações de novas evidências são bastante graves, e que o governo da presidente Dilma está empenhado na erradicação da corrupção, que tem prejudicado o Governo por décadas. Notícias de escândalos de corrupção, como vídeos escondidos de funcionários e subornos, são malefícios de longas datas nos noticiários de televisão. O que mudou, dizem os defensores do Governo, é que os funcionários acusados ​​de corrupção estão cada vez mais enfrentando acusações criminais e julgamento, uma vez que raramente ocorria.

O caso em questão foi a condenação neste mês de ex-chefe, companheiro e amigo pessoal de Lula da Silva,  José Dirceu, condenado a quase 11 anos de prisão por corrupção e outros encargos decorrentes do primeiro mandato de Lula no cargo. Dirceu e outros 24 como parte de um esquema de condenados foram para comprar votos no Congresso, e os juízes ainda estão distribuindo sentenças no caso. Dirceu diz que não é culpado. Dilma e Lula não são acusados ​​de qualquer delito.

Na verdade, a Polícia Federal, a versão do Brasil do FBI, tem cada vez mais se tornar proficientes no uso de combate a lavagem de dinheiro e outras técnicas para chegar aos casos de corrupção nos últimos anos, ganhando a confiança da população em um país onde a polícia é vista com um certo ceticismo pela população. O fato de que um denunciante se sentiu confiante trazendo tal evidência para a Polícia Federal é uma medida da crescente credibilidade da agência no combate a corrupção, disseram analistas políticos.

O ex-líder repetidamente negou a existência de um esquema de caixa-dois, ou compra de votos, durante seu governo. Dilma, entretanto, manteve-se em silêncio sobre o assunto como o escândalo que foi a julgamento, sobre o ex-presidente Lula da Silva, que teve seus assessores diretos condenados, entre eles o Sr. Dirceu.
(...)

De John Lyons, THE WALL STREET JOURNAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário