Em dois meses, 27 elétricas perdem R$ 31 bi na Bovespa
Levantamento feito pela Economática mostra que companhias viram suas ações se desvalorizarem após o anúncio da MP nº 579
Nova regulamentação do setor elétrico ainda está em tramitação no Congresso
Vinte e sete empresas de energia elétrica com capital aberto na BM&F Bovespa perderam valor de mercado desde a divulgação, por parte do governo federal, da nova proposta para renovação das concessões. Segundo levantamento realizado pela consultoria Economática para o site de VEJA, o valor somado das ações dessas companhias diminuiu 31,11 bilhões de reais desde 10 de setembro – um dia antes do anúncio – até o fechamento do pregão desta segunda-feira. Das 33 empresas do setor na bolsa, apenas seis viram seu valor de mercado aumentar no período.
Em 11 de setembro, o Palácio do Planalto anunciou oficialmente a nova proposta para concessões do ramo, contida na Medida Provisória (MP) nº 579, que dá a opção para as atuais concessionárias renovarem antecipadamente seus contratos (já em 2013), mas sob tarifas mais baixas que as praticadas hoje. A maioria delas venceria apenas entre 2015 e 2017. As companhias argumentam que, com a redução das tarifas, terão perdas expressivas de faturamento e que as compensações prometidas pelo governo serão insuficientes para se contrapor a elas.
...
De Economia, Naiara Infante Bertão, VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário