quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

27% das instituições de ensino superior têm conceito insuficiente

Mais de 570 instituições tiveram nota 1 ou 2 no Índice Geral de Curso, de acordo com o MEC

 
Dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira, 6, mostram que 27% das instituições de ensino superior do País tiveram conceito insuficiente no Índice Geral de Cursos (IGC) em 2011. O MEC divulgou ainda os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e o conceito Enade 2011 das instituições. A lista geral das instituições deve ser publicada no site do MEC ainda nesta tarde. 
Neste ano, o ministério decidiu alterar o cálculo da nota. O quesito professor com doutorado perdeu peso, enquanto aumentou o valor para o docente com mestrado e com dedicação integral. Das 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliadas, nove tiveram conceito 1 e 568 atingiram o conceito 2. As duas categorias somam, respectivamente, 0,4% e 26,6% do total. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3 - o conceito máximo é 5.
Do total, 50,6% das instituições alcançaram nota 3, 8,9%, 4 e apenas 1,3% delas, 5. As instituições que repetiram a nota mínima serão severamente punidas, segundo o ministro. Ele não quis antecipar as punições, mas disse que serão respeitados o processo legal e o amplo direito de defesa de cada uma. Mas já está definido que elas ficarão de fora dos programas de financiamento público aos alunos, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies). "Não queremos que nossos alunos estudem nessas instituições", afirmou.
...
 
De Vannildo Mendes, JORNAL O ESTADO DE SÕ PAULO, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário