domingo, 23 de dezembro de 2012

Chile decreta alerta vermelho por atividade do vulcão Copahue



O Escritório Nacional de Emergências do Chile decretou alerta vermelho neste domingo devido ao aumento da atividade sísmica do vulcão Copahue, no sul do país. O vulcão emite colunas de fumaça e cinza desde sábado e prejudica cidades do lado argentino da fronteira.

Apesar do alerta máximo, o governo chileno descartou retirar as pessoas dos vilarejos, mas o Ministério de Mineração já preparou o plano de saída caso seja necessário. O governo não descarta derramamento de lava e deslizamento de terra provocados pela erupção.

A situação de emergência foi decretada após equipamentos de monitoramento detectarem uma atividade sísmica contínua e áreas incandescentes na cratera, no que pode ser um derramamento de lava pelas encostas do vulcão.

A coluna de gases formada chegou a 1.500 m de altura e é deslocada pelos ventos para sudeste, chegando a localidades vizinhas na Província de Neuquén, na Argentina. Do lado argentino, no entanto, o alerta ainda se mantém no nível amarelo.

No ano passado, a Argentina foi prejudicada por dois meses devido ao lançamento de cinzas do vulcão Puyehue, que fica na região chilena de Los Lagos. Do outro lado da fronteira, a cidade de Bariloche foi coberta por cinzas e o tráfego aéreo foi prejudicado em todo o Cone Sul, incluindo o sul do Brasil.

De Mundo, Jornal FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário