quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dilma pede que Congresso vote com ‘consciência’ sobre os royalties



Presidente defendeu os vetos, ressaltando que eles ‘garantem a distribuição plena dos ganhos do petróleo para todos os brasileiros e brasileiras de todos os Estados’


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, 13, que não pode fazer mais nenhum gesto para convencer o Congresso a manter os vetos ao projeto que altera as regras de divisão dos royalties do petróleo. "Não há gesto mais forte que o veto. Não tem mais o que fazer. Que todos votem de acordo com a sua consciência", declarou em Moscou.


Os parlamentares deverão analisar o assunto na próxima semana e existe a possibilidade de que modifiquem as decisões adotadas por Dilma. "O funcionamento da democracia é assim", disse. A presidente defendeu os vetos, ressaltando que eles "garantem a distribuição plena dos ganhos do petróleo para todos os brasileiros e brasileiras de todos os Estados".
Dilma observou que sua posição levou em conta o respeito a contratos e a necessidade de aumentar os investimentos em educação. "Só vamos ser um país desenvolvimento plenamente quando tivermos uma educação de qualidade no Brasil. Para isso precisamos de recursos", defendeu.
Segundo ela, o petróleo é um recurso finito, não renovável. "Tudo o que ganharmos do petróleo temos que deixar para a riqueza mais permanente, que é a educação que cada um carrega."
A presidente rechaçou a avaliação de que a eventual derrubada dos vetos gere uma crise entre os Poderes. "Nós somos um País democrático e temos que conviver com as diferenças", ponderou. Sou de uma época em que tudo no Brasil virava crise, mas um tipo de crise que tinha consequências bem mais graves que as de hoje. A gente ia para a cadeia. Nós não somos isso."
...

De Cláudia Trevisan, de Moscou, Jornal ESTADO DE SÃO PAULO, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário