sábado, 29 de dezembro de 2012

E agora, lula?


Quem tem amigos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisa ter mesmo inimigos, até mesmo para os homens de confiança, como o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, que o colocou em uma situação difícil de sair sem sequelas graves, que foi estruturada exatamente no dia 24 de setembro de 2003, quando o então presidente liberou um esquema de dinheiro para distribuir aos políticos leais ao governo do PT, que abriu as agências do Banco do Brasil para contemplar os aliados.
Cinco agências foram escolhidas para distribuir alguns milhões de reais, com a coordenação do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Foi a partir daí que Lula ficou em uma situação muito difícil, e os partidos oposicionistas querem, de qualquer jeito, apurar o que aconteceu no passado, o que levará a uma investigação daquele homem que assumiu por dois mandatos o Palácio do Planalto, com os adversários querendo levá-lo até mesmo para o Congresso Nacional, onde terá que se defender.
Mas, com a blindagem da sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, Lula, na terça-feira, se manifestava como inocente: “Eu não posso acreditar em mentira, eu não posso responder mentira!”. Ele estava saindo de um seminário na Fundação Jean-Jaurès, associada ao Partido Socialista francês, em Paris, e, ficando em torno de assessores e seguranças para evitar o assédio dos jornalistas brasileiros depois que o depoimento tomou forma, resolveu não marcar presença no jantar no Palácio do Eliseu, convidado pelo presidente da França, François Hollande.
Já na quarta-feira, Lula aproveitou para discorrer sobre a crise econômica mundial no Fórum pelo Progresso Social. Aproveitou também para fazer sua defesa sobre o depoimento de Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República: “Quando político é denunciado, a cara dele sai nos jornais. Sabe por que o banqueiro não aparece? Porque é ele quem paga a publicidade dos jornais”.
Nesse mesmo dia, o ex-presidente mostrando seu bom humor aos seus admiradores no Partido Socialista, afirmou: “Uma lição que aprendi, é que é muito barato cuidar dos pobres, o que é duro é cuidar dos ricos”. Logo depois, com a plateia ainda rindo, acrescentou: “Confesso que tenho problema de tomar muita água. Porque, depois do câncer, fiquei com um edema na garganta que não está 100% curado. Tomo água exageradamente.”
Ele não esqueceu o dia de 2002, quando subiu a rampa do Palácio do Planalto como o homem mais importante do país: “Perdi tanta eleição, tanta eleição, que, num dia, o povo brasileiro, com dó de mim, me elegeu. Os meus adversários, sobretudo no campo da sociologia, até votaram em mim. Achavam que eu iria fracassar, e eles poderiam voltar ao poder. Mas a História os enganou. E eu, muito mais!”.
Lula, no entanto, está sob uma crise política, a partir da sua amizade com Rosemary Noronha, que vem a ser uma ex-servidora da Presidência da República em SP, que tornava público o desempenho que os dois mantinham.
Mas não foi só Lula que afirmou inocência depois das denúncias do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da República, em setembro. Para o Partido do Trabalhador, a atitude de Valério foi delação premiada, as denúncias refletiam o desespero do empresário para reduzir a sua pena. A nota do PT, assinada por Rui Falcão, foi dilacerada para quem pretende saber o que está acontecendo: “Trata-se de uma sucessão de mentiras envelhecidas, todas elas já claramente desmentidas. É lamentável que denúncias sem nenhuma base na realidade sejam tratadas com seriedade”. Foi mais adiante: “Prestes a completar 10 anos à frente do Governo Federal, período em que o Brasil viveu um processo de desenvolvimento histórico e em que as classes populares passaram pela primeira vez a ter protagonismo no nosso país, o PT é alvo constante de setores da sociedade que perderam privilégios”.
Na mesma terça-feira, Lula foi massageado no seu ego, ainda em Paris, quando a presidente Dilma Rousseff manifestou que as denúncias de Marcos Valério, eram mesmo lamentáveis, uma tentativa de destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem. A presidente demonstrou, ainda, admiração, respeito e amizade pelo seu antecessor. E acrescentou, também, diante do presidente da França, François Hollande: “Respeito porque o presidente Lula desenvolveu o País e é responsável pela distribuição de renda mais expressiva dos últimos anos. Respeito pelo que ele fez internacionalmente, pela sua extrema amizade pela África, pelo seu olhar para a América Latina e pelo estabelecimento de relações iguais com os países desenvolvidos do mundo”.
O próprio chefe da França também se manifestou a favor de Lula: “Sobre o presidente Lula, quero dizer que ele tem na França uma imagem considerável. É um homem que defendeu constantemente os princípios de Justiça e de solidariedade, assegurando ao Brasil um desenvolvimento absolutamente excepcional”.
Ao contrário do que muitos apostam, é muito provável que o presidente do Supremo Tribunal Federal como também relator do mensalão, Joaquim Barbosa, considere que Lula deva mesmo ser investigado pelo Ministério Público. Ele argumentou que teve acesso às 13 páginas do depoimento prestado pelo próprio Marcos Valério, em setembro, à Procuradoria-Geral da República, em que afirma que pagou despesas pessoais de Lula em 2003 para a tomada de empréstimos bancários fraudulentos.
Diante dessa situação, Joaquim Barbosa manifestou claramente que tinha tomado conhecimento oficioso, mas não oficial, do novo depoimento prestado por Valério ao MP, optando em não fazer juízo de valor sobre a gravidade das denúncias relatadas por Valério. Ao ser questionado se o MP deveria abrir uma investigação dos fatos, a resposta do presidente do Supremo foi rápida e curta: “Creio que sim”. Mas o fato de Valério ter tido a iniciativa de transmitir suspeitas sobre o ex-presidente tem que ser apurado com cautela.
No mesmo dia, o procurador-geral da República informou que irá aguardar a conclusão do julgamento do mensalão no STF para anunciar o encaminhamento que dará ao novo depoimento de Marcos Valério. Já que Lula é um ex-presidente e não tem mais foro privilegiado, Gurgel também poderá abrir um procedimento interno para uma investigação, como também o procurador-geral da República poderá concluir que não há novos dados e arquivar o depoimento.
Demonstrando que Marcos Valério não o intimidou, ainda em Paris, na quarta-feira, Lula, manifestou a possibilidade de voltar ao Palácio do Planalto depois de Dilma Rousseff, lembrando inclusive que, para chegar ao poder em 2003, “aqueles que não votaram nele por medo”, hoje, no entanto, manifestam “orgulho de dizer que eles nunca ganharam tanto dinheiro na vida. Antecipando uma possível volta como presidente, Lula afirmou, diante dos franceses e alguns brasileiros: “Espero que, se um dia eu voltar a ser candidato, eu tenha o voto deles, que eu acho que não tive nas outras eleições.”
Aartilharia contra Marcos Valério, pelo jeito, vai ser pesada, a partir do ministro Gilberto Carvalho, que tem um gabinete estratégico no Palácio do Planalto, e tomou a iniciativa, na quarta-feira, de ter uma conversa com os jornalistas para afirmar que Lula não compactua com qualquer algo errado. Para ele, Marcos Valério está mesmo no desespero oportunista, porque o ex-presidente teve a sua vida privada invadida, examinada, atacada com lupa e, até hoje, não apareceu nada e não vai aparecer, porque não é essa a conduta do Lula, de compactuar com qualquer tipo de mal.
Logo depois, Gilberto Carvalho foi mais direto: “Nada do que o senhor Marcos Valério venha a assacar neste momento atinge o presidente Lula. Se atingisse, estávamos preocupados”. Depois foi mais veemente: “O que esse senhor tem revelado, particularmente naquilo que diz respeito ao presidente Lula, é de uma falácia, é de uma falsidade impressionante. E me impressiona a credibilidade que se dá a esse cidadão nessa hora, tanto nos detalhes quanto no conteúdo”.
Logo depois, Marcos Valério afirmou que entregou ao Ministério Público Federal caixas contendo documentos que levarão Lula a ter que explicar muitas situações, inclusive que o ex-presidente tinha recebido dele o registro de depósito de R$ 98,5 mil usados pelo então presidente da República, e que o cheque foi entregue a Freud Godoy, um homem de confiança do Palácio do Planalto.
Ainda vai levar muito tempo para se desdobrar tudo isso, basta esperar.

De Jornal BRASÍLIA EM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário