segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Guerrilheiros das Farc são mortos pelo Exército da Colômbia


Pelo menos 20 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos durante um ataque do Exército colombiano a um dos acampamentos do grupo, na região de Nariño. O coronel Luis Emilio Cardoso, da Brigada 23 do Exército, disse apenas que é o Ministério Público que está encarregado de prestar informações. O ataque ocorre no momento em que as Farc e o governo colombiano negociam um acordo de paz.
O ataque ocorreu há dois dias, no município de Ricaurte, perto da fronteira com o Equador, no Sudoeste da Colômbia. Os militares disseram ainda que Guillermo Pequeño, apontado como um dos líderes das Farc na região, foi morto.
No domingo, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, admitiu que as negociações dos primeiros acordos com as Farc deverão ser concluídas apenas em novembro de 2013. Os representantes do governo e das Farc iniciaram, em 18 de outubro, em Oslo, na Noruega, as negociações de paz que pretendem acabar com um conflito armado que dura cerca de meio século.
As negociações foram transferidas para Havana, em Cuba. Representantes dos governos de Cuba, da Noruega, do Chile e da Venezuela fazem a mediação das conversas. A estimativa é que, em 48 anos de existência, as Farc reúnam aproximadamente 9.200 guerrilheiros.

De Agência Brasil, CORREIO DO BRASIL, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário