O jornal Granma, em sua edição de 28 de novembro, deu a notícia em parágrafo, sob este título: "Chávez chegou a Havana." Em quatro anos e meio de linhas, o jornal oficial cubano informou que o presidente venezuelano havia desembarcado na ilha esta manhã para continuar o tratamento médico de câncer que foi diagnosticado em Cuba, em junho de 2011. Foi um comentário sem imagens. Não houve vídeos do momento em que Hugo Chávez se dirigiu à Airbus que o levaria a Havana. Nas dezenas de vezes antes de ter viajado a Cuba por razões de saúde, o presidente demitiu o comandante foram geralmente acompanhada de desfiles, gritos e canções e foram transmitidos por todas as estações de rádio e televisão no país. Mas desta vez Chávez partiu em silêncio, data de retorno, legando ao vice-presidente e ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro, o governo da Venezuela em sua ausência.
Chávez não é visto em público desde 15 novembro, quando ele presidiu uma reunião do Conselho de Ministros, que foi parcialmente transmitida pela televisão estatal venezuelana. A última vez que compareceu a um comício foi em 8 de outubro, para comemorar sua reeleição para um quarto mandato consecutivo. Durante os 14 anos em que governou, endereços de TV se uniram Chávez em um tempo igual a sete meses.Então, os venezuelanos agora não sinto falta de vê-lo a cada momento na tela: a de que não estava envolvido em quaisquer atos de campanha dos candidatos oficiais para as eleições regionais de 16 de Dezembro e que não mais empossado em cerimônia público novo ministro da defesa, Diego Molero, e em vez anunciou a sua nomeação por telefone.
Informação oficial sobre a doença é escasso e Chávez cada dia mais ausentes rumores de abastecimento sobre sua saúde piora. Sabe-se que no ano passado foi operado três vezes para remover os dois tumores malignos e, em seguida, ela foi submetida a tratamentos de radiação e quimioterapia. Sabe-se também que a partir do dia 28 em Cuba estão recebendo terapia alternativa de "oxigenação hiperbárica", que ajudam a regeneração de tecidos e vasos sanguíneos afectados por radiação. Mas não sei o que áreas do seu corpo são afetados por câncer ou o que os médicos deram prognóstico de vida dos cubanos, brasileiros e venezuelanos que tratam em Havana.
...
De Internacional, EL PAÍS
Nenhum comentário:
Postar um comentário