Neste final de semana, um soldado israelense provocou indignação na internet por postar uma foto no Instagram em que aparece um menino palestino sob a mira de um rifle. O contexto da foto não pode ser verificada e seu autor, o soldado Mor Ostrovski, de 20 anos, deletou a conta na rede social.
O Exército Israelense disse que está investigando o incidente, segundo o jornal britânico The Guardian. Ações do tipo “não estão de acordo com o espírito do IDF [Forças de Defesa de Israel], ou os seus valores”, afirmou um porta-voz. Ostrovski disse ao Exército que não tirou a foto, a encontrou na internet e compartilhou.
O jornal israelense Haaretz publicou a reação de uma organização de veteranos do Exército israelense, chamada Quebrando o Silêncio: “Essa é a imagem de uma ocupação. Essa é a imagem do controle militar sobre uma população civil”. A organização disse que uma foto muito similar foi divulgada em 2003, o que indica que mudanças na postura de soldados não ocorreram. “Dez anos se passaram. Os dispositivos e seus usos mudaram; a forma de compartilhar as imagens mudou. O sentimento de poder excessivo e o claro desprezo pela vida humana e pela dignidade humana permanecem.” (...)
De O Filtro, Revista ÉPOCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário