quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alimentos importados chegam com preços mais elevados para o Ceará



Cebola e alho vindos da Holanda e Argentina



Em janeiro, a caixa de alho de 10 kg custava R$ 8,50 e passou para R$ 110 em março, valor 14 vezes maior

Com a oferta cada vez menor de alimentos vindos de outros estados brasileiros, os fornecedores da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), em Maracanaú, já começaram a importar produtos para fugir de preços ainda mais elevados. Cebola e alho estão sendo comprados da Holanda e Argentina, respectivamente. Essa é uma das alternativas encontradas para minimizar os impactos no bolso do consumidor, causados pela seca que atinge o Nordeste do País e o norte de Minas Gerais.


De quinta-feira passada até ontem, segundo Odálio Girão, coordenador da Unidade de Informação de Mercado Agrícola da Ceasa, chegaram dez contêineres de cebola (270 mil kg) e cinco de alho (135 mil kg). Os itens, que estão sendo colhidos em grande quantidade naqueles países, chegam em navios que atracam nos portos do Pecém e Mucuripe.

Comumente, as cebolas comercializadas na central vêm de cidades de Pernambuco (Petrolina, Cabrobó, Salgueiro e Santa Maria), pertencentes ao Vale do São Francisco. Apesar de a área ser irrigada, Odálio explica que, devido à estiagem, não há água em abundância. "O que está sendo produzido lá, atualmente, só atende à demanda local. A importação, no momento, está sendo a melhor solução", afirma.

...


De jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário