sexta-feira, 5 de abril de 2013

Presidente Mujica: “esta velha é pior que o zarolho” - Cristina e Néstor Kirchner

“Nada poderá nos separar”, diz Mujica sobre Argentina após gafe

SÃO PAULO - O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta sexta-feira que “nada nem ninguém poderá nos separar”, referindo-se à Argentina. A fala foi veiculada um dia após a declaração de Mujica a prefeitos uruguaios na qual ele disse que “esta velha é pior que o zarolho”, referindo-se à atual presidente argentina, Cristina Kirchner, e ao ex-presidente Néstor Kirchner (morto em 2010), de quem a atual líder é viúva.
Mujica não pediu diretamente desculpas pela declaração. Em sua fala veiculada na rádio M24 nesta sexta, porém, ele falou sobre a relação entre uruguaios e argentinos em geral. “Nada nem ninguém poderá nos separar, definitivamente”, afirmou Mujica, segundo a imprensa uruguaia.
A declaração irônica do presidente uruguaio repercutiu mal no vizinho. O ministro das Relações Exteriores argentino, Héctor Timerman, se reuniu na quinta com o embaixador uruguaio na Argentina, Guillermo Pomi, e transmitiu o “profundo mal-estar” gerado pelas declarações, através de uma nota de protesto, informou a agência estatal argentina Télam.
Um portal uruguaio afirmou hoje que, ao ser informado de que suas declarações haviam vazado, Mujica na hora disse apenas: “O que pode fazer uma mancha mais ao tigre?”. A frase irônica de Mujica foi proferida um dia após uma das maiores catástrofes naturais do vizinho, onde chuvas torrenciais deixaram ao menos 57 mortos, a grande maioria na cidade de La Plata.


De jornal VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário