terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Presidente Dilma promete o que não pode garantir



Está além da capacidade do governo fazer o país crescer em 2015. A presidente Dilma Rousseff, portanto, promete o que não pode garantir, em sua mensagem encaminhada ao Congresso, ao dizer que não haverá recessão em 2015.

Isso porque o governo perdeu a capacidade de estimular a economia. Depois de fechar o ano de 2014 com um déficit primário de R$ 31 bilhões e um déficit nominal (inclui pagamento de juros) de R$ 343 bilhões, ou 6,7% do PIB, não há mais espaço para gastos públicos neste ano de 2015. A dívida bruta subiu nove pontos nos últimos quatro anos. O setor público este ano vai jogar contra a economia, aumentando impostos e reduzindo gastos.

Ao mesmo tempo em que o governo não consegue fazer o país crescer, o setor privado também tem suas próprias dificuldades. A confiança está baixa, a inflação, elevada, falta água e energia barata. Não há poupança interna para financiar investimentos e o país já está usando demais a poupança externa, como mostra o forte déficit em conta corrente, acima de 4% do PIB.

Diante de um quadro tão difícil, só resta à presidente tentar manter a confiança. O problema é isso vai passar um sinal contrário aos agentes econômicos, de incompreensão do quadro atual.

De Alvaro Gribel, blog, MIRIAM LEITÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário