segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Exército iraquiano declara vitória sobre o EI em Ramadi


BAGDÁ - O Exército Iraquiano afirmou neste domingo que derrotou o Estado Islâmico em uma capital provincial a oeste de Bagdá, a primeira grande vitória das forças treinadas pelos Estados Unidos desde seu colapso sob ataque do EI há 18 meses.

A vitória em Ramadi, capital da província majoritariamente sunita-muçulmana de Anbar, no vale do rio Eufrates, a oeste da capital do país, priva o EI de seu principal prêmio de 2015. Os soldados capturaram e cidade em maio depois que tropas do governo fugiram derrotadas, o que levou Washington a reavaliar a estratégia de enfrentamento do Estado Islâmico na região.

Depois de cercar a cidade por semanas, os militares iraquianos lançaram uma ofensiva para retomá-la esta semana, e fizeram um ataque final para tomar o complexo administrativo neste domingo. "Controlar o complexo significa que os derrotamos em Ramadi", afirmou Sabah al Numani, porta-voz das forças governamentais que lideraram o ataque. "O próximo passo é limpar bolsões de resistência que possam existir ainda na cidade".

A televisão estatal iraquiana mostrou imagens das tropas e de veículos avançando pelas ruas de Ramadi entre pilhas de destroços e casas destruídas. Alguns distritos parecem ter sido completamente arrasados pelo ataque...

De Ahmed Rasheed, REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário