domingo, 25 de junho de 2017

Instituições oferecem bolsas para projetos de agricultura digital no Brasil

Desta vez, os temas terão ênfase em Agricultura Digital, isto é, em sistemas de processamento e análise de informações para controle e apoio às diferentes etapas das cadeias produtivas agrícolas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a IBM Brasil anunciaram uma Chamada de Propostas para pesquisas em sistemas digitais e novas tecnologias na área da Agricultura, para a qual serão destinados até US$ 250 mil para projetos com duração de até dois anos. É a segunda chamada conjunta de pesquisas a serem apoiadas pelas duas instituições, que anunciaram em março as propostas selecionadas em sua primeira chamada em parceria, na área de computação cognitiva.

Desta vez, os temas terão ênfase em Agricultura Digital, isto é, em sistemas de processamento e análise de informações para controle e apoio às diferentes etapas das cadeias produtivas agrícolas. Entre os tópicos, estão os sistemas de detecção, coleta e análise de dados voltados à agricultura de precisão, sistemas de monitorização e previsão meteorológica e climática em contextos agrícolas, e novas aplicações de dados meteorológicos e climáticos.

Também serão apoiadas pesquisas relacionadas à automação de equipamentos, robótica agrícola, incluindo drones, veículos autônomos agrícolas, processamento de imagens e de dados por satélite e em campo, sistemas eletrônicos de monitoramento de gado, incluindo hardware, detecção, processamento e análise de dados do solo e da água, além de sistemas de realidade aumentada e virtual aplicados à agricultura.

Pesquisas que levem ao desenvolvimento de assistentes cognitivos para agricultores, engenheiros agrônomos e outros trabalhadores nas cadeias produtivas agrícolas também poderão ser contempladas, bem como design de interface no contexto de sistemas de agricultura digital, com plataformas de serviços de software e suporte de middleware...

De AgroBrasil, EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário