segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

'Menopausa' masculina afeta um a cada 4 homens acima de 50 anos

Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, alertam que 1 em cada 4 homens acima de 50 anos sofre com a versão masculina da menopausa - a andropausa. Sintomas como alterações no humor, no sono e na libido são algumas das características mais comuns. Os dados são baseados apenas nos atendimentos feitos no hospital estadual.



As mudanças acontecem por conta da queda na produção de testosterona, o principal definidor das características masculinas. Ainda que o homem não deixe de ter totalmente o hormônio, a cada ano a quantidade produzida é menor. Quando a redução é abrupta, o corpo costuma sofrer as consequências.
Pacientes relatam perda na massa muscular e óssea, além da sensação de cansaço constante. Muitos homens que desenvolvem a condição podem sofrer com doenças como osteoporose, dificuldade para ereção e problemas cardiovasculares.
O tratamento comum costuma elevar as taxas de testosterona no corpo a níveis normais e taz bem-estar ao paciente. Mas o coordenador do centro, Joaquim Claro, alerta para o risco á saúde nos casos de pessoas que tomam hormônios sem acompanhamento médico. Segundo o médico, o abuso pode trazer problemas no fígado, apneia e alterações no ato de urinar.
Para os especialistas, comer de maneira saudável e praticar exercícios são maneiras de combater o distúrbio. Refeições devem ser preparadas sem excesso de colesterol e açúcar e coner muitas vitaminas, fibras e alimentos antioxidantes como hortaliças, peixes e nozes.

De bem estar / GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário