segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Irã diz que está terminando decodificação de drone dos EUA

O Irã está na fase final de decodificação dos dados do "drone" dos Estados Unidos capturado na semana passada pelas forças iranianas, disse o deputado Parviz Sorouri à TV estatal do país nesta segunda-feira.
"Estamos terminando de decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução", afirmou Parviz Sorouri, da subcomissão parlamentar de segurança nacional.
Sorouri disse que as informações serão usadas para iniciar um processo contra os Estados Unidos pela "invasão" do avião-espião ao território iraniano.
O parlamentar afirmou ainda que o Irã tem capacidade de reproduzir o drone, mas não deu mais detalhes.
Na quinta-feira, a TV iraniana divulgou um vídeo em que mostra militares do país inspecionando o que seria a aeronave RQ-170, que as autoridades afirmam ter capturado próximo à fronteira com o Afeganistão.
No mesmo dia, o Irã protestou formalmente pela invasão do avião americano não tripulado em seu espaço aéreo, acusando Washington de "provocação".
Segundo reportagem do jornal "The Washinton Post", autoridades dos Estados Unidos que acompanham o caso confirmaram que operadores de um drone americano perderam o controle da aeronave nos arredores da fronteira com o Irã.

De FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário