segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Senador questiona volume de recursos destinado ao Programa Antártico Brasileiro


O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) questionou o governo nesta segunda-feira sobre o volume de recursos destinado ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), o menor nos últimos sete anos. "Nossos cientistas têm tido de conviver não só com a inospitalidade do clima polar, mas principalmente com a falta de apoio do governo", justifica Alvaro Dias.
O senador também quer saber por que governo omitiu o naufrágio de um navio brasileiro na Antártida. O incidente, que ocorreu em dezembro em uma área próxima à do incêndio na estação Comandante Ferraz, só veio à tona agora. Ao afundar, a embarcação teria liberado cerca de 10.000 litros de óleo. O navio era usado para levar combustível à estação e continua submerso. Uma equipe da Petrobras tentará resgatar a embarcação.
Dias apresentou um pedido de informações à mesa diretora do Senado, que deve encaminhar o documento ao Ministro da Defesa, Celso Amorim. O requerimento tem nove perguntas. 
Tragédia - O incêndio que ocorreu na madrugada do sábado teve início na casa de máquinas da base, na estação de pesquisa localizada na Baía Admiralty. Segundo pesquisadores que trabalhavam na estação, os militares mortos não conseguiram sair da casa de máquinas quando as chamas se alastraram. As vítimas são o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. O sargento Luís Gomes Medeiros ficou ferido, mas não corre risco de vida.

De Gabriel Castro / VEJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário