Segundo ministro da Fazenda, o Brasil passa por um novo momento na economia, com juros baixos e controle da inflação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (23) que a taxa de câmbio acima de R$ 2,00 veio para ficar. "Nós temos aqui quatro ou cinco meses de câmbio acima de R$ 2,00 e isso mostra que veio para ficar", disse.
O ministro participou da 32ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo. Segundo ele, o câmbio dá sinais de melhora, e o Brasil passa por um novo momento em sua política econômica, com controle de inflação e juros mais baixos. "2012 é um ano que será marcado pela desintoxicação do juro alto, com a implantação de uma nova matriz marcada pelo ganho produtivo", disse. Segundo o ministro, a economia brasileira esteve "viciada em juros altos" no passado.
Segundo ele, o setor produtivo até então havia se adaptado a um cenário com juros altos e o câmbio desvalorizado, que agora mudou. "As empresas faziam aplicações financeiras e o poupador olhava mais para os ativos financeiros. Mas agora têm de migrar para os ativos produtivos", disse o ministro. "A economia demora para se adaptar a essa nova matriz macroeconômica", completou.
...
De Economia, ÉPOCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário