quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2012 foi um péssimo ano para os jornalistas


Brasil é o 5º país mais perigoso para jornalistas, diz ONG



O mais recente relatório divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) mostra que 2012 foi um péssimo ano para a liberdade de imprensa no mundo. Seis funcionários de mídia, 47 blogueiros (também denominados "cidadãos-jornalistas" no documento) e 88 jornalistas foram mortos no exercício de suas atividades. Trata-se dos números mais altos já registrados desde 1995, quando a ONG internacional começou a publicar seu relatório anual. 
De acordo com o relatório, o Brasil é o quinto lugar mais perigoso para a imprensa. "Os 88 jornalistas perderam a vida ao noticiar sobre guerras e bombardeios ou foram assassinados por membros do crime organizado, traficantes de drogas, radicais islâmicos militantes, ou por ordens de funcionários corruptos", detalha a publicação, que aponta a Síria como o local mais perigoso do mundo para a classe.
Apesar de futura sede da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Brasil está entre as cinco nações mais perigosas. Cinco repórteres foram assassinados aqui em 2012, dois dos quais, ao que tudo indica, por investigarem casos de narcotráfico. Situação parecida vive o México, onde o perigo se mostra presente para quem noticia fatos sobre o crime organizado, em especial o narcotráfico, a corrupção e as conexões entre os líderes criminosos e os funcionários estatais. Seis jornalistas foram assassinados no país em 2012. (...)

De Internacional, Jornal DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário