quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

21/12/2012 ... um dia como outro qualquer

Imagem de um calendário maia encontrado nas selvas da Guatemala.  | National Geographic

A 21 de dezembro, 2012 vai ser um dia como qualquer outro. Depois de meses e até anos de especulação sobre a suposta profecia maia anunciou hoje que o mundo iria acabar, finalmente chega a data temida.Ambos os cientistas e os descendentes dos maias afirmam que não há razão para temer que uma catástrofe vai acontecer hoje .
Os Maya ter esclarecido que nunca seus antepassados ​​previu o fim do mundo ou uma catástrofe para o 21 de dezembro ou para qualquer outra data. Na verdade, para eles, é uma celebração culmina dia de hoje como o período Baktun 13.
Os antigos maias habitaram o território hoje ocupado pelo México, Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize, e tinham horários diferentes e maneiras diferentes de medir o tempo. Um deles é o conde chamado Long. Se a correlação com o calendário gregoriano, esse período começou em 11 de Agosto 3114. C. e fim em 21 de dezembro de 2012, embora outros autores são baseadas em uma relação distinta e colocar o início eo final da Contagem Longa, dois dias depois, para que terminaria em 23 de dezembro. Ou seja, apenas um ciclo que durou 5.125 anos e inicia outro foi da mesma magnitude como o histórico maia nunca imaginou que um de seus ciclos ou contas de concluir definitivamente em 2012. Qualquer outra interpretação, dizem eles, não corresponde com o passado maia.
Enquanto isso, cientistas de todo o mundo deixaram claro que aquele dia não haverá fenômeno astronômico que ameaça a nossa civilização.Apesar de suas explicações, milhares de cidadãos se reuniram emlugares considerados "seguros" para sobreviver a catástrofe e outros alegada decidiram construir seus próprios bunkers terremoto de prova, tsunamis ou enchentes.
Mas a principal preocupação é que o pânico leva algumas pessoas ao suicídio. Na verdade, a NASA tem recebido inúmeras cartas de adolescentes ansiosos que estão pensando em suicídio e houvechamadas para o suicídio coletivo através da internet. Alarmados com os milhares de pedidos de informação de cidadãos interessados ​​pela profecia Maia eo suposto perturbadora alguns dados da pesquisa, garantindo que mais de 10% da população de países como os EUA, Espanha e China acreditam que o mundo pode acabar hoje, cientistas de todo o mundo se voltaram para as redes sociais para remover um por um todos rumores, que têm seu terreno fértil em fóruns da Internet.
"Seria impossível esconder informações sobre um evento cósmico que resultaria em catástrofe para a Terra . Felizmente operando telescópios ao redor do mundo não pertencem ao mesmo consórcio de países, universidades e agências, portanto, não havia nenhuma maneira que a decisão afetar o resto deles para começar ", disse Cristina Romero mexicano astrofísica pesquisador Canizales Tuorla Observatório da Universidade de Turku (Finlândia). (...)

De Astronomia, EL MUNDO.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário