domingo, 27 de janeiro de 2013

Hugo Chávez entra em fase ‘complexa’ de luta contra o câncer



O presidente da Venezuela Hugo Chávez enfrentará a fase mais “complexa” e “profunda” de sua batalha contra o câncer, disse o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, em nota divulgada nesta sexta-feira. O chanceler disse que esteve com Chávez e conversou com ele. Afirmou ainda que Chávez se recupera, está consciente e tomando decisões em relação às políticas interna e externa do país.
- O presidente está em pleno processo de recuperação (do pós-operatório), no entanto, vem a batalha mais complexa e profunda da enfermidade – afirmou Jaua, numa intervenção via telefônica transmitida pelo canal estatal. O chanceler que já foi vice-presidente e é um dos homens de confiança de Chávez esteve em Havana nesta semana, onde a cúpula do governo voltou a se reunir com o mandatário.
Jaua não quis dar mais detalhes sobre a saúde presidencial, nem tampouco anunciou as decisões que teriam sido tomadas na reunião com o presidente. “Somos disciplinados”, disse, ao indicar que caberá ao vice-presidente Nicolás Maduro- que permanece em Havana- dar mais detalhes sobre a saúde do líder venezuelano.
Membros do gabinete se negam a fornecer uma previsão de quando Chávez poderia regressar ao país. Seus ministros se limitam a afirmar que “esperam” que Chávez regresse “em poucas semanas”. Enquanto isso, prevalece a incógnita se o mandatário poderá ou não continuar a frente da Presidência ou se novas eleições antecipadas terão de ser convocadas.
A oposição se diz insatisfeita com as informações relacionadas com o estado de saúde do presidente e tem exigido que o governo apresente uma “prova de vida”. “Se ele pode assinar decretos, o convido a que apareça e fale à Venezuela”, afirmou o ex-candidato presidencial e governador Henrique Capriles.
Chávez convalesce há seis semanas em Cuba, após sofrer severas complicações em sua quarta cirurgia para combater um câncer na região pélvica. Desde então, ele não é visto ou ouvido em público. (...)

De Redação,  om BBC, portal CORREIO DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário